Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

‘A gente tem várias vidas’, diz sobrevivente de tragédia em palestra


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 12/03/2019 às 11h44 Atualizado 20/02/2023 às 12h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

28 de novembro de 2016. Uma data trágica para o mundo. Naquele dia, o avião LaMia 2933, que voava da Bolívia para a Colômbia, caiu. Das 77 pessoas a bordo, 71 morreram. Lá estavam o time da Chapecoense, de Santa Catarina, diretoria e comissão técnica da equipe, jornalistas e tripulação. O time brasileiro disputaria a final da Libertadores em Medelín, na Colômbia, contra um clube daquele país. Mas por uma série de falhas do piloto e da aeronave, a partida nunca foi realizada. O dia 28 de novembro de 2016 entrou para a história.

Dos seis sobreviventes, um deles foi o jornalista Rafael Henzel. O locutor que vive em Chapecó desde então tem falado abertamente sobre o assunto por meio de entrevistas e palestras. Dos 20 jornalistas que estavam no voo, ele foi o único profissional que não morreu.

Nesta segunda-feira (11), ele veio a Maringá para participar de um evento em uma cooperativa operadora de planos de saúde. O titulo da palestra era “Viva como se estivesse de partida”. Segundo o jornalista, é para mostrar que enquanto a gente vive, há várias vidas à disposição.

Henzel tem viajado para falar sobre questões de segurança, futebol e afins, tudo ao redor daquilo que aconteceu em novembro de 2016. O palestrante costuma dizer não saber como sobreviveu. E não mesmo. Ele se sentou em um lugar no avião que não costumava se sentar – o que fez toda a diferença.

Rafael Henzel ficou mais de um mês internado, parte dos dias na UTI. Desde que saiu, deu entrevistas e voltou a trabalhar. Para ele, o acidente não pode ser esquecido, ainda mais porque as indenizações não foram pagas e os culpados não foram presos.

Ouça a reportagem completa

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação