Fechar

Maringá

"Lenda urbana"

A história do misterioso 'túnel da Catedral' de Maringá

Publicado por Luiz Santos, com projeto Maringá Histórica, 12:50 - 06 de Janeiro de 2020

Bloco de Imagem

Montagem feita pelo GMC Online, com foto de Thiago Louzada

Há alguns anos, corre um boato em Maringá sobre a existência de um túnel que se estenderia da Catedral da cidade até o estádio Willie Davids. Até um suposto vídeo desse espaço subterrâneo chegou a ser compartilhado nas redes sociais. Mas será que esta história se confirma e esse local realmente existe?


O Maringá Histórica publicou um vídeo neste domingo, 5, no qual explica como essa suposição surgiu. Um internauta entrou em contato com o projeto para explicar como ele e seu irmão teriam criado o boato, que circula até hoje na cidade.


Na mensagem, o usuário explica que ele e seu irmão criaram essa "notícia" como brincadeira e publicaram em um site que tinham na época. A intenção era que os jovens da igreja que frequentavam acessassem o texto.


"Fizemos uma ministração a cerca da mentira. Nos inspiramos em uma fake news que foi criada por um prefeito de uma cidade na Europa, onde (sic) ele dizia que trem havia aparecido no centro da cidade", diz a mensagem enviada ao Maringá Histórica.


O internauta explica que os dois teriam deixado um aviso sobre a inveracidade da história do túnel. "Colocamos um comunicado dizendo que era fake", afirma.


Após um tempo, segundo eles, um repórter da cidade republicou a história e isso gerou repercussão na internet. Os dois, então, decidiram não falar nada sobre. "Mostrei para meu irmão todos os posts no Facebook, ele deu risada e sugeriu que mantivéssemos em sigilo", comenta na mensagem.


Segundo o Maringá História, essa publicação foi realizada em 2011, mas a história ganhou força a partir de 2016, após ganhar fôlego nas redes sociais.

Depois disso, outros sites também repercutiram o boato sobre o túnel e um vídeo, excluído recentemente, foi postado no YouTube com um título que reafirmava a existência desse espaço.


Entretanto, essa passagem que se estenderia por todo o Eixo Monumental da cidade realmente não existe, conforme o Maringá Histórica.



"Ao menos pelo que se tem informação e conhecimento, esse túnel infelizmente não existe", diz o coordenador do projeto, Miguel Fernando.



Assista ao vídeo do Maringá Histórica:

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo