Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Abatedouro de aves também está provocando mau cheiro em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 31/01/2019 às 20h36 Atualizado 19/02/2023 às 20h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Abatedouro de aves localizado na saída para Mandaguaçu é mais uma fonte importante de mau cheiro que incomoda maringaenses desde o início de dezembro do ano passado, conforme relatos feito por moradores na Ouvidoria Municipal (serviço 156). A constatação foi feita por fiscais e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), que identificaram irregularidades em área de produção e descarte de resíduos oriundos do processo do abate.

Fiscais e técnicos comprovaram ineficiência na função dos biofiltros responsáveis pela contenção de resíduos gerados pela fábrica de farinha, o que provoca emissão na atmosfera de partículas condutoras de mau cheiro. Também constataram que lagoas utilizadas para o tratamento de resíduos oriundos do processo produtivo estão em processo de esvaziamento há mais de 30 dias e ainda não foi concluído. Isso também é fonte de mau cheiro.

A empresa foi notificada pela Secretaria do Meio Ambiente a fornecer diversas informações, como documento detalhando práticas para minimização de odores em toda a planta produtiva, ficha técnica do biofiltro existente na fábrica de farinha e de óleo, Plano de Controle Ambiental protocolado junto ao Instituto Ambiental do Paraná e cópia do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que a empresa teria firmado com o IAP.

No TAC, cujo prazo ainda estaria em vigor, a empresa teria se comprometido em realizar melhorias ambientais exigidos no sistema de tratamento de efluentes industriais. De acordo com a notificação, a empresa tem cinco dias úteis, a contar desta sexta-feira (1º), para apresentar os esclarecimentos solicitados. Um quinto documento, o estudo de Modelagem de Dispersão Atmosférica de Odores, o que inclui sua dispersão por áreas residenciais, o prazo é de 90 dias.

Mau cheiro é relatado desde dezembro de 2018

Desde o início de dezembro do ano passado a Secretaria do Meio Ambiente rastreia a origem do mau cheiro relatado por moradores de diversos pontos da cidade ao serviço 156 da Prefeitura de Maringá.

Contato direto com cada morador refinou a área de investigação, reduzindo a uma região da cidade as reclamações mais frequente. Estudo do comportamento dos ventos fornecido pela estação climatológica da UEM auxiliou nesse trabalho.

A investigação resultou na interdição de empresa de compostagem na zona norte da cidade, impedida de receber resíduos orgânicos até que cumpra exigências para resolver o problema do mau cheiro exalado durante o processo produtivo. A empresa ampliou área de produção e exatamente nesse espaço deixou de cumprir a exigência de isolá-lo com uma fila de árvores. A cobertura vegetal do entorno é decisiva para conter o mau cheiro.

Parte da matéria-prima utilizada pela empresa de compostagem era fornecida pelo abatedouro de aves. A Secretaria de Meio Ambiente também quer saber a destinação desse material, considerando o embargo em vigor. Além da empresa de compostagem, outras nove empresas foram notificadas a dar explicação sobre o cumprimento de normas para conter mau cheiro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação