Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Acúmulo de gordura causa 36% das obstruções da rede de esgoto


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 10/07/2019 às 19h27 Atualizado 23/02/2023 às 11h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O acúmulo de gordura é o responsável por 36% das obstruções da rede de esgoto. Mas o óleo de cozinha não é o único vilão da rede coletora de Maringá. Os entupimentos também são causados por outros materiais e objetos, como absorventes, papel, panos, embalagens, cigarro e fio dental.

De acordo com a Sanepar, 98% das obstruções que ocorreram neste primeiro semestre do ano foram devido ao mau uso da rede de esgoto. O agente técnico administrativo da empresa, Mário Sérgio Albertoni explica que além dos resíduos, outro problema é com a água da chuva.

Segundo ele, na rede só pode ser lançado o esgoto doméstico. A água da chuva deve ir para as galerias de água pluvial, que são dimensionadas com diâmetros maiores devido a demanda.

Retorno: Ainda segundo a Sanepar, em dias de chuva as ocorrências de extravasamentos e refluxos de esgoto de aumentam em mais de 30%. Vale destacar que a rede coletora só deve receber esgoto doméstico, que são as águas vindas da cozinha, lavanderia e banheiro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação