Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Caso de suposto assédio envolvendo professores da UEM tem nova decisão


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 16/02/2019 às 11h53 Atualizado 20/02/2023 às 02h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O atual reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Julio Damasceno, aceitou suspender o professor Itamar Flávio Silveira e demitir o professor Moacir José da Silva dos quadros da instituição. O motivo são os supostos casos de assédio sexual envolvendo os dois e alunas do curso de História. A decisão foi tomada nesta semana, após o Conselho de Administração (CAD), uma das instâncias superiores da UEM, aprovar um relatório com esse pedido. Ainda cabe recurso por parte dos envolvidos.

Essa decisão é nova e diferente da tomada no ano passado. O então reitor Mauro Baesso acatou parcialmente o pedido de uma comissão que havia sido instaurada para investigar internamente o caso. Itamar Flávio Silveira teve como pena uma repreensão. Moacir José da Silva foi suspenso por 90 dias, sem remuneração.

A comissão havia sugerido suspensão de Silvieira, e a demissão de Silva, o que foi decidido pelo CAD e agora acatado pela reitoria.

Desde 2016, um grupo alunas vem fazendo denúncias contra os professores. Protestos públicos também foram realizados. Além disso, há processos correndo na Justiça comum.

A decisão tomada pelo CAD neste ano aconteceu porque o conselho foi acionado por dois centros acadêmicos e pelo Diretório Central dos Estudantes, que não ficaram satisfeitos com a decisão em 2018.

A representante do DCE Maria Clara Santos, estudante de Psicologia, avaliou como positiva a medida do atual reitor. É algo significativo porque existem relações hierárquicas entre professores e alunos e também de gênero que começam a ser rompidas, disse ela.

O advogado Bruno Gimenes Di Lascio, que defende os professores, não quis gravar entrevista, mas disse que vai recorrer no próprio CAD.

Atualmente, Itamar Silveira não tem mais vínculo com a UEM porque pediu aposentadoria em 2018. Já Moacir José da Silva continua nos quadros, mas está de licença médica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação