Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

CMEI será inaugurado, mas novas vagas não serão abertas


Por Nailena Faian Publicado 31/07/2018 às 20h47 Atualizado 17/02/2023 às 20h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na próxima semana, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vanor Henriques será inaugurado no Jardim Ipanema, em Maringá. Porém, a notícia que poderia ser boa para quem aguarda na fila por uma vaga não é animadora, pois novas vagas não serão abertas.

A nova creche vai ser ocupada por 149 alunos que estudam no CMEI Santa Felicidade, que está muito lotado. “Assim que abrir nova possibilidade de contratação de professores, mais 51 crianças poderão estudar no novo CMEI. Agora, a administração municipal não tem como contratar mais porque já está no limite da folha de pagamento”, explicou a secretária de Educação, Valkíria Trindade.

De acordo com ela, quando os vereadores voltarem do recesso, o que ocorrerá na próxima quinta-feira (2), o projeto de compra de vagas em creches particulares deve voltar a ser discutido. No momento, o projeto está em estudo na Procuradoria Geral do Município (Proge).

No mês passado, o juiz José Cândido Sobrinho fixou prazo de um ano para a prefeitura zerar as filas por vagas nos CMEIS de crianças de 0 a 3 anos de idade. Caso a determinação não seja cumprida, a multa diária para o prefeito será de R$ 1 por criança na fila e de R$ 5 para a prefeitura, também multiplicados pelo número de crianças aguardando vaga.

Atualmente, 3,7 mil crianças aguardam por uma vaga em um CMEI de Maringá, conforme informou a secretária de Educação.

Valkíria destacou que “o Plano Nacional de Educação (PNE) determina que os municípios têm até 2024 para atender pelo menos 50% dessa faixa etária, e Maringá já atende, desde 2017, 53%.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação