Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Colégio da Polícia Militar de Maringá abre processo seletivo na terça


Por Nailena Faian Publicado 05/11/2018 às 17h11 Atualizado 18/02/2023 às 20h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Serão abertas nesta terça-feira (6) as inscrições para o concurso que visa selecionar alunos para o Colégio da Polícia Militar em Maringá. São 150 vagas, sendo 90 para o 6º ano do Ensino Fundamental e 60 para o 1º ano do Ensino Médio. As inscrições custam R$ 90.

A escola da PM será instalada nas dependências do atual Colégio Estadual João XXIII, na Zona 8, que atende 1.200 alunos do ensino Fundamental e Médio.

A prova é escrita e composta por questões objetivas, de múltipla escolha, de matemática, língua portuguesa, ciências, geografia, história e produção de texto. A prova será realizada no dia 16 de dezembro.

Além de Maringá, Cornélio Procópio também começará as atividades letivas do Colégio da Polícia Militar no próximo ano. Nesta segunda-feira (5), a governadora Cida Borghetti formalizou o lançamento dos editais de seleção dos alunos.

Os estudantes já matriculados nas escolas que passarão a ter o sistema de ensino da PM podem optar por continuar ou não na unidade. Aqueles que quiserem continuar não precisam fazer o concurso. Das novas vagas, 50% são destinadas a filhos de policiais militares.

O documento assinado pela governadora também indica o comandante da unidade. Em Maringá será o capitão José Renato Mildemberger.

Conforme a comandante da PM, coronel Audilene Dias Rocha, as escolas vão passar por reformas estruturais, além de outras mudanças, como a obrigatoriedade do uniforme. “A gente procura incentivar a prática esportiva que é feita no contraturno, a questão do civismo, de respeito aos mais velhos, além da disciplina para que os alunos possam enfrentar os desafios do futuro”, afirmou.

Segundo a PM, a proposta pedagógica do Colégio da PM será a mesma da rede estadual de ensino, elaborada pela Secretaria de Estado da Educação. Os professores, equipe pedagógica e agentes de apoio (Agentes Educacionais I e II), além da merenda e recursos do Fundo Rotativo serão cedidos pela Secretaria da Educação. Os diretores-gerais, diretores auxiliares e secretários serão cedidos pela Polícia Militar.

Maringá também terá um Colégio da Vila Militar. Este será particular e instalado nas dependências da Faculdade de Engenharias e Arquitetura (Feitep). Ele também começará a funcionar a partir do ano que vem.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação