Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Combate à dengue com fumacê tem início em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá, com Folhapress Publicado 26/03/2019 às 19h02 Atualizado 20/02/2023 às 19h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Oito veículos da 15ª Regional de Saúde começaram a aplicar o fumacê em Maringá nesta terça-feira (26). O trabalho será realizado em 44 regiões do município, que foram apontadas com o maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue.

A divisão foi feita com base no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira), que apontou bairros com índices de infestação de até 8% – o índice considerado tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental da 15ª Regional de Saúde, Raimundo Franco, a aplicação do inseticida é feita por ciclos e depende de boas condições climáticas para acontecer. Ele ainda diz que o objetivo é evitar uma epidemia. Só, que para isto, a população também deve ajudar no combate à doença.

Maringá tem hoje 40 casos confirmados de dengue e 520 notificados. O índice médio de infestação, segundo o Lira, é de 4,2%. O fumacê será irá passar nos bairros em dois períodos do dia. Pela manhã, das 6h às 8h30 e a tarde, das 17h30 até as 20h30.

229 mil casos no Brasil

Após trégua, a dengue voltou a avançar neste ano em diferentes regiões do país. Dados de um novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (25), mostram que o Brasil já soma 229.064 casos da doença até 16 de março.

Para comparação, no mesmo período do ano passado, foram 62.904 casos, o que significa que o crescimento foi de 224%.

O total de registros neste ano, porém, ainda é menor em comparação ao último em que houve epidemia da doença -caso de 2016, quando houve 857.344 apenas de janeiro a março.

Ainda assim, o aumento de casos de dengue tem preocupado autoridades de saúde. A avaliação é que, após quase três anos com registros em queda, é necessário voltar a preparar equipes de saúde para o avanço da doença, cujo diagnóstico rápido é fundamental para evitar o agravamento dos casos.

“O Brasil vem de dois anos seguidos com baixa ocorrência de dengue, portanto é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos a esse aumento de casos. Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado e der início ao tratamento, menor o risco de agravamento da doença e de evoluir para óbito”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

Somente neste ano, já foram confirmadas 62 mortes pela doença, um aumento de 67% em comparação ao mesmo período de 2018. Deste total, 31 foram registradas em São Paulo.

Confira os bairros que vão receber o fumacê em Maringá

Parque da Gávea
Jardim Ipanema
Conj. Res. Cidade Alta
Parque Tarumã
Jardim Ebenezer
Loteamento Sumaré
Jardim Licce
Pq. Res. Aeroporto
Pq. Res. Porto Seguro
Vila Nova
Jardim Bertioga
Vila Morangueira
Vila Morangueira Ampliação
Jardim Alvorada
Jardim Olimpico
Jardim Montreal
Jardim Mandacarú
Jardim Mandacarú II
Conj. Res. J. B. Champagnat
Conj. Res. Paulino C. Filho
Jardim Paulista
Jardim Colina Verde
Conj. Hab. Requião II
Jardim Real
Parque das Laranjeiras
Jardim Monte Rey
Jardim Santa Helena
Jardim Rebouças
Distrito de Floriano
Distrito de Iguatemi
Conj. Santa Terezinha
Jardim Marajoara
Parque Itaipu
Jardim Novo Horizonte
Vila Bosque
Parque Hortência
Parque Hortência II
Conjunto Residencial Ney Braga
Moradia Atenas
Mandacaru I
Vila Santo Antônio
Jardim Alvorada I
Jardim Alvorada II
Zona 02

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…