Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Comissões dão ‘ok’ ao reajuste do IPTU de Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 06/12/2018 às 18h14 Atualizado 19/02/2023 às 06h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento da Câmara de Maringá deram parecer favorável ao reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Maringá. Os projetos que reajustam o imposto na cidade devem entrar em discussão na sessão da próxima terça-feira (11).

O reajuste em 2019 ficou em 4,53%, que é o valor do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA 15). O pagamento à vista vai gerar desconto de 10% em janeiro; em fevereiro, de 7%. O município espera arrecadar ao longo do ano R$ 180 milhões com o IPTU.

Segundo o vereador Sidnei Telles (PSD) presidente da Comissão de Finanças, o projeto havia sido discutido anteriormente com a prefeitura. Por isso, não houve nenhuma surpresa durante a análise. Entretanto, Telles aponta que deveria haver em breve uma nova avaliação das plantas do IPTU porque imóveis antigos estão defasados nesse quesito. E, com isso, o município perde dinheiro. O vereador explica que no caso do Imposto sobre a Transição de Bens e Imóveis (ITBI) o valor está correto e atual.

O valor do reajuste do IPTU foi divulgado na semana passada. O desconto para o pagamento à vista para o ano que vem diminuiu. Segundo a prefeitura, é que como houve redução na taxa básica de juros, e o município tem dinheiro aplicado, foi necessário também abaixar o índice de desconto.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação