Maringá

Parecer favorável

Comissões dão ‘ok’ ao reajuste do IPTU de Maringá

Publicado por Victor Simião/CBN Maringá, 16:14 - 06 de dezembro de 2018

Bloco de Imagem

O reajuste em 2019 ficou em 4,53%. Foto: arquivo/PMM

As comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento da Câmara de Maringá deram parecer favorável ao reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Maringá. Os projetos que reajustam o imposto na cidade devem entrar em discussão na sessão da próxima terça-feira (11).


O reajuste em 2019 ficou em 4,53%, que é o valor do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA 15). O pagamento à vista vai gerar desconto de 10% em janeiro; em fevereiro, de 7%. O município espera arrecadar ao longo do ano R$ 180 milhões com o IPTU.


Segundo o vereador Sidnei Telles (PSD) presidente da Comissão de Finanças, o projeto havia sido discutido anteriormente com a prefeitura. Por isso, não houve nenhuma surpresa durante a análise. Entretanto, Telles aponta que deveria haver em breve uma nova avaliação das plantas do IPTU porque imóveis antigos estão defasados nesse quesito. E, com isso, o município perde dinheiro. O vereador explica que no caso do Imposto sobre a Transição de Bens e Imóveis (ITBI) o valor está correto e atual.


O valor do reajuste do IPTU foi divulgado na semana passada. O desconto para o pagamento à vista para o ano que vem diminuiu. Segundo a prefeitura, é que como houve redução na taxa básica de juros, e o município tem dinheiro aplicado, foi necessário também abaixar o índice de desconto.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo