Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

Confira curiosidades históricas de Maringá


Por Nailena Faian Publicado 06/12/2018 às 18h45 Atualizado 19/02/2023 às 06h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você já parou para pensar por que o maringaense tem costume de ir para Balneário Camboriú (SC) nas férias? Essa e outras curiosidades serão retratadas no livro “Curiosidades históricas de Maringá: sugestões e dicas para pesquisas”.

O projeto é da Gerência do Patrimônio Histórico da Prefeitura de Maringá, com autoria do servidor João Laércio, que trabalha no setor há mais de trinta anos e entrevistou centenas de pioneiros ao longo desses anos.

O livro começou a ser feito em 2017 e reunirá 50 histórias curiosas sobre a Cidade Canção. Sobre os maringaenses passarem férias em Balneário Camboriú, o historiador diz que existe uma explicação. “Essa prática se iniciou em 1950, quando algumas famílias foram para lá e começaram a passear pela cidade. Um foi falando para o outro e criou-se essa tradição”, explica.

E você sabia que em Maringá já existiu uma fábrica de carvão de osso? Ela funcionou na cidade entre as décadas de 1960 a 1980. “Foi uma fábrica muito ativa e dinâmica na cidade”, comenta João Laércio.

Sem querer dar mais detalhes sobre o livro para preservar as grandes curiosidades para o lançamento da obra, o historiador diz que outro fato curioso é que o comércio atacadista de Maringá foi extremamente forte entre as décadas de 1970 e 1980.

O livro está previsto para ser lançado em março de 2019. A distribuição será gratuita.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação