Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Labrador ajuda dono que sofreu 6 derrames a dar a ‘volta por cima’


Por Nailena Faian Publicado 23/12/2018 às 12h01 Atualizado 19/02/2023 às 10h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Falar que “o cão é o melhor amigo do homem” pode parecer clichê, mas vários exemplos mostram que a frase faz muito sentido. Um deles é o do morador de Maringá, Gilson Ferreira Silva, de 61 anos. Ele já sofreu seis derrames cerebrais, ficou numa cadeira de rodas e hoje seu companheiro fiel é o Zak, um labrador de 6 anos.

“Ele está sempre comigo. Na rua, ele me puxa e me ajuda a andar com a cadeira de rodas. É um companheirão”, afirma Gilson.

Em 2008, ele sofreu cinco derrames de uma vez só. “O médico disse que pode ter sido por estresse. Na época ele tinha um depósito de gás e as vendas não estavam boas”, explica a filha de Gilson, Fernanda Odete Silva.

Depois dos derrames, Gilson ficou com o lado direito do corpo paralisado, por isso teve que recorrer a uma cadeira de rodas. No mesmo ano, se separou da mulher.

Em 2012, Zak chegou para tornar a vida de Gilson mais feliz. Os dois se tornaram companheiros fiéis. Onde um está, o outro está também, relata Fernanda. “Eu peguei o cachorro para mim, mas virou o melhor companheiro dele. Ele que cuida, dá banho, leva para fazer as necessidades”, diz.

Quando sai de casa para dar uma volta pelo bairro, Zak acompanha Gilson (veja no vídeo abaixo). E o cão não deixa ele na mão, dá uma forcinha e puxa a cadeira de rodas pelas ruas.

No começo deste ano, Gilson sofreu mais um derrame. Quando ficou internado, só perguntava por Zak. “Eles são muito ligados e o Zak obedece ele”, diz Fernanda.

Apesar das limitações, Gilson se mantém ativo. Além dos passeios com Zak, faz questão de varrer a casa e realizar exercícios. “Me viro como posso. Sempre com o Zak por perto”, completa ele.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação