Fechar

Maringá

Lista

Conheça os 10 sobrenomes mais comuns em Maringá

Publicado por Luiz Santos, 15:43 - 02 de Dezembro de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

Há "Silvas" espalhados por todos os lugares e não seria diferente em Maringá. Este foi o sobrenome mais registrado na cidade em 2019.


O dado faz parte de um levantamento feito a pedido do GMC Online, com base em informações da Central Nacional de Informações do Registro Civil, gerida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).


Confira abaixo a lista com os 10 sobrenomes mais registrados na cidade e suas origens:


1º - Silva


O sobrenome é o mais registrado em Maringá. De acordo com o Dicionário de Nomes Próprios, sua origem é portuguesa.


A palavra vem do latim e significa floresta, mata ou selva. Também há registros do sobrenome em países como Espanha e Itália.


2º - Santos


A segunda posição do ranking é ocupada pelo sobrenome Santos. É uma das alcunhas mais comuns nos países de língua portuguesa.


Conforme o Dicionário de Nomes Próprios, é considerado um dos sobrenomes mais antigos de Portugal e sua origem vem da palavra Sanctorum, que significa dos santos em latim.


Nascido em 13 de agosto em Maringá, um bebê ganhou os dois sobrenomes mais comuns: Santos e Silva. A mamãe Kassandra Ribeiro deu à luz, por cesária, ao pequeno Deivid Santos da Silva. O sobrenome veio do pai: Emerson Antonio Santos da Silva. É o primeiro filho do casal. 

Bloco de Imagem - bebê

Deivid Santos da Silva nasceu em agosto em Maringá e ganhou os dois sobrenomes mais comuns registrados na cidade. Foto: Arquivo pessoal

3º - Oliveira


O sobrenome ocupa a terceira posição do ranking. Seu significado é árvore que produz a oliva, cultivadores de oliveira ou local cheio de oliveiras.


Apesar de ser um sobrenome bem comum em Portugal, há possibilidade de sua origem ser judaica.


4º - Souza


A quarta posição do ranking fica com o sobrenome Souza. A palavra deriva do latim saza ou saxa, que significa seixo ou pedra.


Segundo o Dicionário de Nomes Próprios, a origem do sobrenome seria toponímica, pois seus primeiros registros são dos habitantes da região do rio Sousa, em Portugal.


5º - Rodrigues


O sobrenome Rodrigues é o quinto mais registrado em Maringá. A palavra tem origem portuguesa e sua derivação é patronímica do nome Rodrigo.


A terminação “es” era utilizada para dar a ideia de descendência. Há também uma variação espanhola do sobrenome, Rodríguez.

6º - Pereira


A sexta posição do ranking é ocupada pelo sobrenome Pereira. O nome significa árvore que produz peras.


Sua origem é portuguesa e a derivação é toponímica, tendo ligação com terras do norte português.


7º - Ferreira


O sobrenome significa "o que trabalha com ferro, ferreiro ou que vem da terra rica em ferro".


Seu surgimento teria ocorrido ainda no século XI, na região da Península Ibérica, segundo o Dicionário de Nome Próprios.


8º - Alves


O sobrenome Alves tem origem patronímica. Ferreira significa filho de Álvaro.


De acordo com o Dicionário de Nomes Próprios, o surgimento deste nome em Portugal ocorreu a partir da Idade Média.


9º - Lima


A nona posição do ranking é do sobrenome Lima, que significa esquecimento.


Há um rio que nasce na Espanha e atravessa Portugal que se chama Lima, o que justifica a origem toponímica do sobrenome.


10º- Ribeiro


Ribeiro ocupa a décima posição do ranking, em 2019. Sua origem é da Península Ibérica e Ribeiro é considerado um nome toponímico.


Conforme o Dicionário de Nomes Próprios, a família começou a utilizar o sobrenome em Portugal como uma referência ao rio com esse nome que passava em suas terras.


Desde 2015


O levantamento mostra que entre 2015 e 2019, as quatro primeiras posições no ranking anual não sofreram alterações. Silva lidera a lista, seguido por Santos, Oliveira e Souza. Veja a lista completa abaixo.

Bloco de Imagemran king

O ranking com informações da Central Nacional de Informações do Registro Civil traz dados desde 2015.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo