Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Conselho Tutelar pede interdição parcial e transferências


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 27/06/2019 às 19h50 Atualizado 23/02/2023 às 03h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Conselho Tutelar da zona norte de Maringá entregou nesta quinta-feira (27) ao Ministério Público um documento pedindo providências no Cense, o Centro de Socioeducação para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Segundo o Conselho, o Cense tem capacidade para 86 internos, mas já está sob uma interdição parcial, por isso hoje estão internados 70 adolescentes. Destes, 41 são de outras cidades, inclusive municípios em que existem unidades do Cense, como Cambé, Londrina e Curitiba.

O Conselho pede uma nova interdição, para que a unidade fique com no máximo 40 internos. E que os adolescentes de outras comarcas voltem para as cidades de origem, diz o conselheiro tutelar Carlos Bonfim.

“Tem a falta de visitação dos familiares. Eles deveriam vir toda semana, mas acabam vindo uma vez por mês. E isso coloca risco vários adolescentes, que muitas vezes entram em crises de surto e acabam até atentando contra a própria vida”, afirmou Bonfim.

O Conselho Tutelar pede também contratação de mais servidores. Hoje são 67, mas o Cense deveria ter, na avaliação do Conselho, 110. A CBN está tentando contato com a assessoria do governo do Estado para comentar o assunto.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho informou em nota que “O Departamento de Atendimento Socioeducativo acompanha todos os trâmites envolvendo o atendimento ao adolescente que cumpre medida socioeducativa, prezando por todas as garantias de direitos. A Sejuf aguarda também o contato e o encaminhamento do processo protocolado pelo conselheiro, para que possa se manifestar e tomar conhecimento de tal situação.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação