Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Córrego Mandacaru recebe mutirão de limpeza neste sábado


Por Redação GMC Publicado 04/10/2019 às 17h28 Atualizado 24/02/2023 às 12h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Neste sábado (5),  Maringá receberá novamente o International Costal Clean Up (ICC), também conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O evento é a maior ação internacional envolvendo voluntários para a limpeza e conservação de rios e praias e faz parte de um programa de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta, sendo realizado em mais de 100 países.

Em Maringá, o mutirão de limpeza será realizado no Córrego Mandacaru, na Zona 7, e será das 8h às 12 horas. A retirada do lixo será feita por aproximadamente 200 voluntários divididos em grupos monitorados por coordenadores.

A ação é organizada pela ONG Ocean Conservancy, tendo como patrocinador oficial a Coca-Cola FEMSA Brasil e o apoio da Prefeitura, Polícia Miliar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, RKBC Turismo, Uningá, Transresíduos, Salvar Urgências Médicas, TCCC, ADUEM, UEM, GMAP, GEEMEA, Moto Club Cobra e SOS Riachos.

“Participar de uma ação mundial como essa faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade e contar com parceiros experientes fortalece a atividade e relevância junto à comunidade”, explica a gerente de sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora.

O grupo de voluntários é composto por cerca de 200 pessoas entre funcionários da Coca-Cola FEMSA e de todos os demais parceiros maringaenses. No último evento, realizado em 2013, em Maringá, foram retirados mais de duas toneladas de lixo durante as quatro horas de ação.

Desde que a iniciativa passou a acontecer na cidade, já foram removidas dos rios e córregos da cidade quase 12 toneladas de resíduos. Todo o lixo coletado pelos voluntários é catalogado, pesado e fotografado. Depois de compilados, esses dados são mandados para o Centro de Conservação dos Oceanos (Ocean Conservancy) para análise estatística que será encaminhada para a ONU, responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC).

São os resultados mundiais dessas análises que permitem à IOC convencer os países a se tornarem signatários do “Marpol Treaty”, um tratado internacional de controle de poluição marinha.

“Nosso objetivo é, além de retirar da natureza os resíduos produzidos pelo homem, conscientizar sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e vias fluviais”, explica a coordenadora de estado da Ocean Conservancy, Katia Kalinowski.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação