Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

CRM faz indicativo de interdição ética do pronto-socorro do HU


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 20/12/2018 às 19h40 Atualizado 19/02/2023 às 11h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pela segunda vez, o  Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) fez indicativo de interdição ética ao pronto-socorro do Hospital Regional Universitário de Maringá. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira (20).

A direção do HU terá 120 dias para solucionar os problemas no Serviço de Urgência e Emergência, que segundo o CRM, colocam em risco a atividade médica e a saúde de pacientes. O indicativo foi formulado após visita do órgão na unidade no início de dezembro, por conta do episódio ocorrido em novembro.

É que no dia 16 quatro ambulâncias ficaram paradas com pacientes por mais de uma hora em frente ao pronto-socorro do HU. O problema seria a falta de médico plantonista. No indicativo, o CRM aponta que a falta de profissionais médicos e de enfermagem, sobrecarga de trabalho e falta de estrutura física, de insumos e equipamentos prejudicam os atendimentos a população. É o que diz Carlos Roberto Naufel Júnior, gestor do departamento de fiscalização do CRM.

Em 2015, o CRM também fez indicativo de interdição ética do pronto-socorro do HU. Na prática funciona assim. O hospital ganha um tempo para resolver os problemas apontados e se não fizer isto no prazo, a interdição do trabalho dos médicos no local é decretada. Nesta sexta-feira (21) a reitoria da UEM fará coletiva de imprensa para falar sobre o indicativo de interdição do CRM. A explicação é do reitor Júlio Damasceno.

O ato de indicativo de interdição vem sendo aplicado no Estado como forma de corrigir distorções assistenciais e evitar risco à população. Maringá, Sarandi, Rolândia e Foz do Iguaçu já tiveram unidades com alerta de interdição. Hoje o HU atende pacientes de 155 municípios da região. São mais de 4.800 pacientes atendidos por mês.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação