Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Curiosidades que você nem imagina sobre o Parque do Ingá


Por Luiz Santos, com projeto Maringá Histórica Publicado 13/12/2019 às 12h40 Atualizado 25/02/2023 às 05h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os 482 mil metros quadrados que formam o Parque do Ingá já tiveram queimadas, zoológico e visita de comitivas do Japão. A história do parque, que foi fundado em 1971, tem uma série de curiosidades que nem todo mundo sabe. O GMC Online reuniu alguns acontecimentos sobre o local e sua construção, com ajuda do Maringá Histórica.

Em 1963, a área sofreu com uma grande queimada, após um período de seca no Estado. Nesta época, o lugar onde hoje é o Parque do Ingá era chamado de “Bosque 1”.

No final da década de 60, a gestão Adriano José Valente decidiu que o local seria transformado em um parque para a população. A consultoria para a construção foi assinada pelo engenheiro agrônomo Aníbal Bianchini da Rocha e por Hermes Moreira, então presidente do Instituto Agronômico de Campinas (SP).

O lago artificial é resultado do represamento da nascente do córrego Moscados. A obra foi feita pelo engenheiro Romeu Egoroff. O paralelepípedo que está distribuído pelo local foi transferido da avenida Brasil.

A inaguração oficial ocorreu em 10 de outubro de 1971. No fim de semana anterior, houve um registro de que 24 mil pessoas passaram pelo parque. O então prefeito de Maringá, Adriano José Valente, colocou um apelido no local de “Clube do Povo”.

Gruta e imagem de Nossa Senhora

Por causa da sua devoção, o então prefeito Valente decidiu que uma imagem de Nossa Senhora Aparecida seria colocada na gruta encontrada no interior do parque.

O prefeito solicitou ajuda ao então governador do Paraná, Haroldo Leon Peres para conseguir uma imagem que viesse de Aparecida do Norte (SP).

A inaguração foi em grande estilo e teve presença de milhares de fiéis. Confira a história completa.

Jardim Japonês

Segundo o Maringá Histórica, o jardim de inspiração nipônica foi inaugurado em 1978, com presença do então princípe Akihito e da então princesa Michiko.

O espaço foi construído em comemoração aos 70 anos da imigração japonesa ao Brasil.

Pedalinho

O pedalinho que até hoje é uma das principais atrações do parque foi inaugurado no fim da década de 70.

Um espaço para eventos também ficava localizado nas proximidades das instalações.

Zoológico

Uma atração que fez muito sucesso no Parque do Ingá foi o Zoológico. O local abrigava animais como macacos, leões, onças e aves. A desativação do espaço ocorreu em 2007, após uma série de polêmicas e determinações legais. Clique aqui para saber mais.

“Maria Fumaça”

A locomotiva 608, mais conhecida como “Maria Fumaça”, fica no Parque do Ingá desde 1973. O veículo foi responsável por inaugurar a Estação Ferroviária de Maringá, em 1954. Neste ano, ela passou por uma restauração.

Museu Biológico do Parque do Ingá

O museu que fica no interior do Parque do Ingá e tem um acervo com exposição de fungos, vegetais, insetário, exemplares da flora e fauna, rochas e pegadas de animais em gesso. O local faz parte dos projetos de educação ambiental do parque.

O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação