Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e pólio será neste sábado


Por Redação GMC Publicado 16/08/2018 às 18h25 Atualizado 17/02/2023 às 23h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Sala de Vacina da Secretaria Municipal de Saúde estarão abertas neste sábado (18), das 8 às 17 horas, exclusivamente para vacinação contra sarampo de poliomielite. Até esta terça (14) foram vacinadas 8.693 crianças com idade entre um e menores de cinco anos.

Além desses locais, a campanha também contará com ponto de vacinação na Casa da Amizade Rotary, localizada na Avenida Cerro Azul. A meta do município é imunizar 17.265 crianças até o dia 31 de agosto.

Para vacinar é necessário que pais e responsáveis levem a carteira de vacinação dos filhos. Durante a campanha as vacinas são disponibilizadas de segunda a sexta em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacina da secretaria. Confira os endereços e telefones das UBSs no anexo ao lado.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Poliomielite

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Os sintomas mais comuns são dor na garganta e na cabeça, vômitos, mal-estar, dor nas costas e meningite. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Leia mais notícias de Maringá.

Por Diretoria de Comunicação da PMM

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação