Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Documentário discute o papel da bicicleta na mobilidade urbana


Por Nailena Faian Publicado 01/03/2019 às 17h54 Atualizado 20/02/2023 às 09h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Foi divulgado nesta semana o trailer do documentário“Vou de Bike: Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade em Maringá”. O objetivo do filme, que será lançado em março, é discutir o papel da bicicleta na mobilidade urbana da cidade. A produção é da Circular Cultural.

De acordo com o diretor de produção do documentário, Felipe Halison, foram entrevistados especialistas em mobilidade urbana e também pessoas que fazem uso da bicicleta diariamente em Maringá.

Com ruas e avenidas amplas e um relevo predominantemente plano, o município é propício para o uso da bicicleta no dia dia, não só como lazer ou esporte, mas como meio de locomoção para o trabalho.

O documentário retrata isso e mostra também as dificuldades que os usuários de bike enfrentam. São essas pessoas e os pesquisadores entrevistados que além de contarem suas experiências em cima de uma bicileta, discutem caminhos possíveis para que a cidade seja mais segura para quem pedala e se torne referência nacional em mobilidade urbana.

“Mais do que veículos de locomoção, as bicicletas são um forte símbolo dessa discussão sobre cidades sustentáveis, mobilidade e ocupação dos espaços públicos, assunto que vem se tornando cada vez mais urgente nas cidades cidades contemporâneas”, diz a equipe de produção sobre a escolha do tema do filme.

O filme, com 45 minutos de duração e classificação livre foi produzido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com fomento cultural do ICI (Instituto Cultural Ingá) e patrocínio do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

Sua divulgação, em março, terá sessões de exibição gratuitas e abertas ao público. Posteriormente, o documentário vai virar DVD e unidades serão distribuídas para bibliotecas, universidades e outras entidades sociais, educacionais e culturais. O DVD conta janela de libras e audiodescrição.

“Mais do que discutir sobre modais de transporte, o documentário tem o objetivo de ressaltar a importância do direito à cidade. Do acesso seguro e democrático às áreas que concentram serviços essenciais, equipamentos culturais, de lazer e convivência – que são fundamentais para o exercício da cidadania”, finaliza a produção.

Confira o trailer

https://www.facebook.com/CircularCultural/videos/294388077911844/UzpfSTEwMDAwMjUxMDIzODczMTozMDYwNjExMjk0OTk0MTQ6NzU6MDoxNTU0MTAxOTk5Oi0yMTk5MzI3NjAxMTE5MzgxMzE5/

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação