Fechar

Maringá

Maringá 100 anos

Em reunião de trabalho, Codem recebe secretário de Estado da Saúde

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá, 09:17 - 29 de Abril de 2019

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) está convidando secretários de Estado para reuniões de trabalho. O objetivo é discutir temas que são prioridade para a cidade, a região e o estado nos próximos anos. E um dos temas é a saúde. O Masterplan, plano estratégico para Maringá em 2047, elegeu a saúde como uma das áreas mais importantes e uma vocação da cidade.


Por isso nesta segunda-feira (29), o Codem recebeu o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. O presidente do Codem, José Roberto Mattos, disse que o governo do Estado tem se empenhado em colaborar com a estratégia de estudo e desenvolvimento proposta com o Masterplan.



“O governador tem se empenhado direcionando seu secretariado para saber o que nós queremos não agora, mas a longo prazo. A longo prazo eu digo em 2047, quando a cidade faz 100 anos. Isso porque as políticas de saúde não podem ser tratadas com imediatismo, mas sim com planejamento”, destacou o presidente do Codem.



A prefeitura faz a sua parte também. Segundo o prefeito Ulisses Maia, qualquer unidade de saúde é construída após planejamento. E nenhum loteamento é liberado sem previsão de uma unidade de saúde.



“Nos projetos de novos loteamentos que a cidade recebe já são especificadas áreas que serão usadas para futuro postos de saúde, assim com creche, escola e assuntos comunitários. Enfim, não há aprovação de loteamento sem que isso ocorra. O nosso instituto de planejamento está acompanhado o crescimento da cidade. Do ano passado para este houve crescimento de 10 mil pessoas. Temos 7 mil crianças nascendo em Maringá, por ano, o que também é um número muito alto. Então temos que planejar a cidade pensando nesse crescimento que é fato concreto e também verificando o tamanho que a gente quer chegar. Isso tudo passa por discussões no Codem", disse o prefeito.



A Câmara Técnica da Saúde criada para pensar o planejamento da saúde até 2047 identificou dois polos de atenção essenciais: o idoso e a criança nos primeiros anos de vida. É o que diz a presidente da Câmara, Anália Nasser.



“Duas linhas de cuidados foram trabalhadas por toda essa equipe de voluntários entre pessoas do setor e a comunidade: são as áreas voltadas para idoso e para a criança nascida, ou seja, para a mãe e seu bebe. Isso não só para Maringá, mas para a região. Se nos fortalecermos a atenção básica na região, os nossos índices todos melhoram. É um esforço de trabalho para a região e não exclusivamente para Maringá”, comentou.



O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que estes pontos também são uma preocupação do Estado, que já dedica atenção especial aos projetos que vão garantir saúde de qualidade a estes públicos.



“Acho que o diagnóstico que o Codem está fazendo e está dialogando é mais ou menos aquilo que o nosso plano de governo prevê. Também identificamos a necessidade de apoio e atenção mais efetiva à política de assistência de saúde aos idosos, reforço da questão materno infantil e também a necessidade de fazer a regionalização dos serviços de saúde dentro do Sistema único de Saúde (SUS). Não podemos deixar de lado a importante contribuição do município de Maringá e da região toda”, afirmou.



A reunião foi relizada na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O próximo secretário convidado deve ser o de Educação.


Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Bloco de Imagem

Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo