Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Empresa vai elaborar laudo sobre espelho d’água da Catedral


Por Redação GMC Online Publicado 28/03/2019 às 19h04 Atualizado 20/02/2023 às 20h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá vai contratar uma empresa especializada para elaborar laudo técnico para esclarecer dúvidas sobre as causas de trincas existentes em pontos específicos da estrutura da Catedral. O estudo deve ser conclusivo no sentido de associar ou não o problema a possíveis vazamentos no espelho d´água existente no entorno da igreja. Suspeita-se que a infiltração de água no solo possa ser a causa das rachaduras.

“Precisamos realizar uma investigação rigorosa na base da estrutura de contenção de água para entender, de forma técnica e definitiva, a origem do problema, para então definir a intervenção mais adequada”, afirma o engenheiro Albari Alves de Medeiros, Secretário de Obras Públicas da Prefeitura de Maringá. A contratação da empresa para elaborar laudo foi definida após reunião com o padre Virgílio Cabral dos Santos.

Pequenas trincas em pontos determinados da estrutura, especialmente nas capelas localizadas na área nordeste da construção, começaram a ser observadas no final do ano passado, quando suspeitou-se de vazamento no espelho d´água. O local foi drenado e a medida pactuada com a igreja prevê, entre outros procedimentos, monitoramento das fissuras e levantamento histórico dos problemas. O estudo deve ser concluído em 90 dias.

Perfuração de pontos a uma profundidade de 4 metros para realização de sondagem e verificação da umidade a partir da coleta de 192 amostras de solo e, para concluir, elaboração de parecer técnico com o diagnóstico das causas dos problemas, condições atuais e grau de risco. O documento também deve detalhar as intervenções necessárias. “O espelho d′água será mantido, conforme determinação o prefeito Ulisses Maia”, afirma o secretário de Obras.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação