Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Escudos, lanças e adagas… Maringá recebe o 3º Encontro Viking


Por Letícia Tristão Publicado 22/09/2018 às 11h12 Atualizado 18/02/2023 às 09h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá será “invadida” por homens e mulheres com machados, escudos, lanças, adagas, facas… Mas de materiais sintéticos. Combates vikings são lembrados pela violência, mas na cidade, entusiastas da cultura nórdica se reúnem para representar, debater e disseminar histórias, mitologia, tradições, culinária, artesanato e música do povo viking.

Este será o terceiro Encontro Viking de Maringá, que será realizado na Praça da Catedral, neste domingo (23), a partir das 15h. O evento é aberto a toda a comunidade.

De acordo com um dos organizadores do evento, Matheus de Giovanni, será uma tarde para recriar a cultura do povo viking, que viveu na Escandinávia e leste europeu, no período da Era Viking que corresponde de 793 a 1066 D.C.

Durante o evento, serão realizadas atividades que rementem à cultura nórdica, como combates e brincadeiras. As batalhas, segundo Matheus, são realizadas por pessoas já treinadas. “Fazemos um treinamento que parece com uma arte marcial, e recriamos com regras e pontuações”.

São usadas armas de plástico e roupas específicas, como elmos (capacetes de ferro) e cota de malha (armadura feita com várias argolas de metal). Matheus explica que é uma atividade de contato, mas não violenta. O peso das roupas também remete à época. O elmo, por exemplo, pesa em média 6 kg. A cota de malha, 17 kg.

Regras

Segundo o organizador do evento, a prática é bem diferente do que se assiste nos filmes e séries. “Não tem aquilo de travar escudo contra escudo. Normalmente, são duas filas e tem alguém por trás tentando acertar o ‘inimigo’”. Matheus explica que durante as batalhas, não é permitido acertar do joelho para baixo. A pontuação só é válida caso seja acertado o tronco e a cabeça (se o “oponente” estiver equipado com o elmo).

Além das atividades, a banda Lugaserfelck fará uma apresentação durante o evento. O encontro começou no Rio de Janeiro e hoje é realizado em várias cidades de São Paulo, em Curitiba e agora também em Maringá.

No encontro também terá espaço para exposição de artesanato.

Veja galeria de imagens

Fotos: Facebook/Encontro Viking de Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação