Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Estação Espacial poderá ser vista novamente de Maringá


Por Monique Manganaro Publicado 21/06/2019 às 14h41 Atualizado 23/02/2023 às 02h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pela segunda vez em pouco mais de três meses, a Estação Espacial Internacional (ISS) poderá ser vista no céu de Maringá. Nesta sexta-feira (21) e no domingo (23), quem observar atentamente, em horários específicos, vai conseguir ver a olho nu o laboratório espacial. A informação foi confirmada por pesquisadores da área, como Lucas Fiori, presidente fundador do Grupo de Estudos Astronômicos de Iguaraçu (Geai).

Segundo Ícaro Meidem, estudante de física da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, e também apoiador do grupo, a estação vai passar muito próximo ao horizonte, o que pode dificultar a visualização. “Vai estar bem brilhante, porém muito baixa”, diz.

De acordo com ele, tanto hoje quanto no domingo, vai ser possível ver a estação às 18h47, exatamente. Nesta sexta, ela ficará visível até às 18h53 e, no domingo, a aparição é ainda mais rápida, terminando às 18h49, conforme informações do site Heavens Above.

Utilizando o programa “Stellarium”, o estudante simulou a aparição da estação – no ponto mais alto dela – no céu maringaense. Na imagem, é possível ver o ponto brilhante próximo à linha do horizonte.

Os melhores locais para observar a aparição da estação espacial são os pontos mais elevados da cidade, por exemplo, os bairros mais altos de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação