Fechar

Maringá

Moda

Estilista Ronado Fraga está em Maringá para ministrar curso gratuito

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá, 10:17 - 23 de Agosto de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/CBN Maringá

O século XXI trouxe muitas transformações. Hoje tudo é muito veloz. As novas gerações estão menos apegadas ao consumo e mais dispostas a compartilhar. Esse mundo novo, muda a moda? Se moda fosse apenas produzir roupa, o impacto seria profundo. Mas moda é muito mais do que isso, diz o estilista Ronaldo Fraga, considerado um dos estilistas mais inovadores do mundo.


No século passado, quando começou a carreira, Fraga já buscava na literatura brasileira, no Brasil artesanal, inspiração para suas coleções. Foi taxado de carnavalesco, mas era visionário. A moda é a identidade de uma pessoa, de um grupo, de um país.


"Eu acho que é nesse momento que a moda pode, e deve, se ocupar de coisas que até aqui ela não se ocupou. Vivemos na época da imagem rápida, uma imagem ter que falar por mil palavras, um mundo de poucos caracteres. E aí você tem que contar uma longa história com uma imagem. Eu me lembro quando fiz a coleção de Drummond [Carlos Drummond de Andrade], eu estava falando para 700 jovens em Teresina, no Piauí, e um deles, ao final, levantou a mão e disse: 'olha, eu quero lhe agradecer, porque eu só fui ler Grande Sertão: Veredas depois que eu vi uma entrevista sua sobre um desfile que você fez sobre essa obra'. Então, eu acho que a moda pode servir para muito mais coisas além da roupa", diz. 


Fraga está em Maringá nesta sexta-feira (23) para ministrar um curso sobre produção de moda e figurinos. O estilista é especialista na produção de figurinos para o teatro e o cinema. Mas quem imita quem? A moda da vida real imita a arte? Ou a arte imita a moda do dia a dia?


Ouça na reportagem


O masterclass ”Brasilidades e provocações, dos palcos às passarelas”, com Ronaldo Fraga, é uma promoção do Núcleo Criativo de Moda e Design do Sesi Cultura Paraná com o apoio do Sindvest. Será das 14h às 16h30 desta sexta, no Nobiles Suítes, anexo ao Paraná Moda Park Shopping. A entrada é franca.


Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo