Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Estilista Ronado Fraga está em Maringá para ministrar curso gratuito


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 23/08/2019 às 13h17 Atualizado 23/02/2023 às 23h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O século XXI trouxe muitas transformações. Hoje tudo é muito veloz. As novas gerações estão menos apegadas ao consumo e mais dispostas a compartilhar. Esse mundo novo, muda a moda? Se moda fosse apenas produzir roupa, o impacto seria profundo. Mas moda é muito mais do que isso, diz o estilista Ronaldo Fraga, considerado um dos estilistas mais inovadores do mundo.

No século passado, quando começou a carreira, Fraga já buscava na literatura brasileira, no Brasil artesanal, inspiração para suas coleções. Foi taxado de carnavalesco, mas era visionário. A moda é a identidade de uma pessoa, de um grupo, de um país.

“Eu acho que é nesse momento que a moda pode, e deve, se ocupar de coisas que até aqui ela não se ocupou. Vivemos na época da imagem rápida, uma imagem ter que falar por mil palavras, um mundo de poucos caracteres. E aí você tem que contar uma longa história com uma imagem. Eu me lembro quando fiz a coleção de Drummond [Carlos Drummond de Andrade], eu estava falando para 700 jovens em Teresina, no Piauí, e um deles, ao final, levantou a mão e disse: ‘olha, eu quero lhe agradecer, porque eu só fui ler Grande Sertão: Veredas depois que eu vi uma entrevista sua sobre um desfile que você fez sobre essa obra’. Então, eu acho que a moda pode servir para muito mais coisas além da roupa”, diz. 

Fraga está em Maringá nesta sexta-feira (23) para ministrar um curso sobre produção de moda e figurinos. O estilista é especialista na produção de figurinos para o teatro e o cinema. Mas quem imita quem? A moda da vida real imita a arte? Ou a arte imita a moda do dia a dia?

Ouça na reportagem

O masterclass ”Brasilidades e provocações, dos palcos às passarelas”, com Ronaldo Fraga, é uma promoção do Núcleo Criativo de Moda e Design do Sesi Cultura Paraná com o apoio do Sindvest. Será das 14h às 16h30 desta sexta, no Nobiles Suítes, anexo ao Paraná Moda Park Shopping. A entrada é franca.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação