Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Jovem faz vaquinha para pagar despesas de curso no Vale do Silício


Por Monique Manganaro Publicado 07/06/2019 às 14h17 Atualizado 22/02/2023 às 18h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um programa de empreendedorismo elegeu, em todo o mundo, 500 pessoas para estudarem no Vale do Silício, nos Estados Unidos, região de referência mundial em tecnologia e informática. Entre os selecionados está a estudante Nádia Dias, de 18 anos, aluna do curso de Física na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“Eu jamais imaginaria que uma criança neta de ativistas do MST [Movimento Sem Terra] pudesse ter a oportunidade de estudar durante 3 semanas no maior polo tecnológico do mundo. A ficha não caiu até hoje. Faz tempo que venho tentando ganhar uma bolsa desse tipo e quando a gente ganha, a ficha não cai. Estou muito feliz e animada”, afirma.

Aluna de escola pública desde a infância, Nádia foi selecionada entre mais de 30 mil candidatos e ganhou uma bolsa de estudos de três semanas para a TrepCamp, curso totalmente gratuito. No entanto, outros gastos da viagem precisam ser custeados pelo próprio aluno.

A jovem, moradora de Sarandi, diz que, atualmente, a família não tem recursos suficientes para arcar com todas as despesas da ida até os Estados Unidos, que envolvem gastos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte.

A saída, então, foi recorrer a uma “vaquinha” online e buscar a ajuda de desconhecidos para realizar o grande sonho. O objetivo de Nádia, agora, é arrecadar R$ 25 mil até o dia 29 deste mês.

“Como minha bolsa cobre apenas 20% das despesas, preciso arcar com uma média de R$25.000. Isto inclui acomodação ($1.406), taxa de matrícula ($981,22), alimentação, passagens de avião e táxi para quando eu chegar em São Francisco”, explica.

Ela afirma que buscou a ajuda, também, de políticos e empresários da região, e agora planeja outras ações para conseguir o valor integral. “Estou pensando em vender doces e rifas pra arrecadar dinheiro também”, diz.

As contribuições para a estudante podem ser feitas diretamente na vaquinha online criada por ela, ou via depósito bancário (agência: 1861; conta: 3714-8; Caixa Econômica Federal).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação