Fechar

Maringá

Mobilidade urbana

Estudo vai apontar qual o melhor trajeto para as linhas de ônibus

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá , 10:00 - 16 de Maio de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Arquivo/PMM

Uma empresa multinacional está elaborando um estudo de graça para a Prefeitura de Maringá, que deve apontar o melhor sistema para o transporte coletivo. Uma alternativa é o “troncal”.


O sistema de transporte coletivo em Maringá não é unanimidade. Tem usuário que está muito satisfeito, como é o caso da Jessica Gomes. “Eu pego o Rebouças e o Parque Hortência, a frequência é rápida e não tenho do que reclamar. Em 10 minutos estou em casa”, diz Jessica.


Mas tem aquele que está a ponto de desistir de andar de ônibus. A Patrícia Oliveira reclama. “No Jardim Oriental, onde moro, o ônibus demora muito e é bem difícil porque já vem cheio e fica bem apertado. Tinham que ter umas duas linhas”, relata.


A solução pode ser a remodelação de linhas e horários. O secretário de mobilidade urbana Gilberto Purpur disse que uma empresa está elaborando um estudo sobre as linhas, itinerários e horários dos ônibus da cidade.


Serão apresentadas alternativas para que a viagem seja mais eficiente, ou seja rápida para o usuário e econômica para o sistema de transporte. Uma possibilidade é o sistema “troncal”. 


“Neste sistema se tem linhas principais diretas, com intervalos menores, e alimentadoras que trazem as pessoas dos bairros para estas linhas troncais”, explica Purpur.


Ainda não há prazo para a finalização do estudo. “Na realidade nós ganhamos este estudo de uma empresa privada e ele está na fase da coleta de dados - do sistema viário, contagem de passageiros, origem e destino”, relata o secretário.


O estudo será implantado de acordo com o que ele apontar. Se houver necessidade de obras, como corredores exclusivos, então a implantação vai depender de recursos e projetos.


Ouça a reportagem na CBN Maringá

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo