Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Faculdades oferecem serviços de saúde gratuitos em Maringá; veja lista


Por Redação GMC Publicado 13/10/2019 às 14h18 Atualizado 24/02/2023 às 13h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Sem plano de saúde, grande parte da população precisa recorrer ao atendimento médico público. Em muitos casos, para não depender do atendimento prestado pelo Serviço Único de Saúde (SUS), a solução pode ser recorrer aos serviços oferecidos por faculdades e universidades, gratuitamente.

Em Maringá, ao menos três instituições de ensino oferecem serviços de saúde à população sem qualquer tipo de cobrança.

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Lepac

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) disponibiliza exames laboratoriais de alta complexidade que não são realizados na Rede Básica do Sistema Único de Saúde e rede privada. Faz parte da Rede de Laboratórios de Quantificação de Linfócitos T CD4+ e CD8+ e da Quantificação da Carga Viral do HIV, das hepatites B e C do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das ISTs, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, atuando também no monitoramento de pacientes portadores crônicos das hepatites B e C. Participa da Rede de Teste Rápido para a Tuberculose, do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. É especializado no diagnóstico de fungos patogênicos (Paracoccidioidomicose, Histoplasmose) e referência regional para o diagnóstico de Meningites, Leishmaniose, Hanseníase e doenças Íctero-hemorrágicas.

O Funcionamento é feito das: 7h20 às 17h. Telefone: (44) 3011-4317.

Unidade de Psicologia Aplicada

Oferece atendimentos individuais e em grupo para crianças, jovens e adultos. Também são ofertados atendimento em terapia familiar e serviços de orientação vocacional. O telefone da clínica é o (44) 3011-9070.

Farmácia Ensino

O setor comercializa medicamentos em geral (incluindo genéricos) e alguns produtos manipulados que são produzidos dentro de um projeto do curso de Farmácia da UEM. São cremes e pomadas, loções, sabonete líquido, shampoo, etc. O setor também oferece orientação de uso de medicamentos, verificação de pressão arterial e temperatura corporal, aplicação de injetáveis. O telefone é (44) 3011-4300.

Clínica Odontológica da UEM

Credenciada ao SUS, a clínica realiza todo tipo de atendimento. O atendimento ao usuário é sempre agendado via Unidade Básica de Saúde , com exceção em casos de urgência. O atendimento ocorre todos os dias, das 8h às 11h e 13h30 às 17h, por ordem de chegada e complexibilidade. A clínica fica na Avenida Mandacaru, 1.550, próximo ao Hospital Universitário.

Uningá

Farmácia Escola

Presta os mais diversos atendimentos, como aferições de pressão arterial e dosagem de glicemia. Além disso, a Farmácia Escola oferece diferentes classes de medicamentos, perfumaria, cosméticos e produtos de higiene pessoal. O atendimento ocorre de segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 14h às 22h, no bloco Q.

Clínica de Nutrição

Localizada no bloco N, dentro da instituição, a clínica presta serviço gratuito à comunidade que envolve o atendimento nutricional desde a primeira consulta, avaliação nutricional, avaliação de hábitos alimentares e o acompanhamento nutricional integralizado. Neste caso o paciente deve procurar o serviço com o diagnóstico prévio ou com encaminhamento médico.

Os atendimentos são feitos das 8h às 11h30. O agendamento precisa ser realizado com antecedência, de segunda à sexta das 7h30 às 11h30, pelo telefone (44) 3033-5009 ramal 5160.

Clínica de Psicologia

Atende crianças, adolescentes e adultos de forma gratuita. O atendimento dos pacientes é realizado semanalmente com duração de 1 hora a sessão. O agendamento pode ser feito pelo telefone (44) 3033-5009 ramal 5148, a partir das 18h. Ou ainda pessoalmente na Clínica Escola, localizada no bloco P da Uningá. Os pacientes são atendidos individualmente com hora marcada, uma vez por semana.

Clínica de Fonoaudiologia

O atendimento à comunidade começa com avaliação e em seguida a intervenção fonoaudiológica desde gestantes a idosos. A Clínica de Fonoaudiologia atende distúrbios relacionados direta ou indiretamente à comunicação, passando pela respiração, alimentação, amamentação, aprendizagem, sono, dentre outros.

O atendimento é feito via agendamento prévio por telefone ou pessoalmente no bloco de fonoaudiologia, para os períodos vespertino e noturno das 13h30 às 17h30 das 18h às 22h.

Clínica de Fisioterapia

Localizada no bloco X, anexa à instituição, atende toda a comunidade de Maringá e região nas áreas de: neurologia adulto, pediatria, ortopedia, geriatria, uroginecologia e obstetrícia, dermato-funcional e hidroterapia. Adaptada para pacientes com necessidades especiais permitindo uma melhor acessibilidade, a clínica oferece um amplo espaço para atender todas as especialidades, com piscina aquecida, salas de atendimento individual entre outros.

O agendamento pode ser feito diretamente na clínica de fisioterapia ou pelo telefone (44) 3033-5009 ramal 5151. Os pacientes são atendidos individualmente com hora marcada, geralmente duas vezes por semana.

Clínica Odontológica

Anexa ao campus, oferece tratamentos para a comunidade, desde próteses, exames clínicos e radiográficos bem como extração. Os agendamentos podem ser feitos via telefone (44) 3033-5009 ramal 5153 ou pessoalmente no bloco B.

Unicesumar

Clínica De Fonoaudiologia

Tratamentos oferecidos: audição para aparelho auditivo – encaminhamento pelo posto de saúde com lista de espera; exames de audiometria – oferecidos pelos alunos, sem lista de espera; terapias de dificuldades de fala, mastigação, etc. – oferecidos pelo estágio dos alunos, com lista de espera.

Para fazer os tratamentos de exames de audiometria e terapias, basta ir à clínica da UniCesumar e preencher os formulários necessários. Telefone geral: (44) 3309-2670.

Clínica De Psicologia

O atendimento é gratuito e oferecido a colaboradores, alunos e comunidade. São atendidos pacientes a partir dos 3 anos. Para fazer o tratamento, é preciso ir até a clínica (atendimento das 8h às 22), fazer o cadastro e entrar em lista de espera. Telefone geral: (44) 3309-2671.

Clínica De Odontologia

São oferecidos tratamentos de canal, dentística, restauração, limpeza, prótese, ortodontia infantil, três tipos de prótese, extração e endorse. Para fazer o tratamento, o paciente precisa ir até a clínica e preencher o formulário. Também é oferecido tratamento pela UBS. Telefone geral: (44) 3027-2677 e (44) 3027-2674.

Clínica De Fisioterapia

Tratamentos oferecidos: ortopédico, neurológico, hidroterapia, dermatofacial, incontinência urinária e fecal, drenagem linfática (pós-operatório) e cardiopulmonar.

Para ter acessos aos tratamentos, o paciente precisa ter um encaminhamento do médico, além de residir em Maringá. Telefone geral: (44) 3309-2676.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação