Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Gasto da prefeitura com pessoal fica em quase 50%


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 28/09/2018 às 20h08 Atualizado 18/02/2023 às 10h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O gasto com a folha de pagamento dos servidores de Maringá continua acima do limite de alerta. Atualmente, 49,04% do orçamento estão comprometidos com salários do pessoal ativo e com a aposentadoria dos inativos.

Em dinheiro, equivale a R$ 627,401 milhões. Maringá tem R$ 1,279 bilhão de receita corrente líquida – é desse total que sai o dinheiro dos servidores. O limite de alerta é de 48,60%.

O dado é relativo ao segundo quadrimestre de 2018 e está em um relatório da Secretaria Municipal da Fazenda. No mesmo período do ano passado, o índice estava em 47,4%.

Em relação ao quadrimestre anterior, houve uma leve queda de 0,77%. De janeiro a maio deste ano o índice estava em 49,81%.

A queda, apesar de pequena, ocorreu em virtude do trabalho de redução das horas extras na prefeitura. Apesar disso, até para o ano que vem, a previsão é de continuar com 49% da folha comprometida com pagamento de servidores.

O secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto, diz estar confiante na redução.

Ouça a reportagem completa da CBN Maringá.

A preocupação do Executivo municipal existe porque a folha cresce de forma vegetativa por causa de promoções e bonificações. O limite máximo de comprometimento é de 54%. Se passar desse valor, o Município sofre sansões administrativas.

Além disso, com o gasto alto, a contratação de novos servidores fica inviabilizada. Também fica impossibilitado um reajuste salarial maior para os que trabalham.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação