Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Gastronomia, artesanato e dança: Festa das Nações começa nesta sexta


Por Redação GMC Publicado 04/10/2018 às 19h43 Atualizado 18/02/2023 às 12h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com objetivo de arrecadar recursos financeiros para manter entidades assistenciais de Maringá, a Festa dos Estados e das Nações começa nesta sexta-feira (5), a partir das 18 horas, no Centro de Convivência Renato Celidônio (praça da Prefeitura). O evento terá comidas típicas e apresentações culturais. Interessados em ajudar nas barracas ou fazer doações pode entrar em contato com as entidades. As atividades durante a semana serão das 18 às 23 horas. Aos fins de semana e feriados, a partir das 10 horas.

Para a secretária de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Marta Regina Kaiser, o evento também é um gesto de solidariedade para aqueles que participam da festa. “Um dos objetivos é envolver a comunidade na busca de soluções para os problemas sociais, além de proporcionar lazer e divulgar artistas locais”, disse.

Representando a gastronomia e a cultura de diversas regiões nacionais e internacionais, os pratos típicos estão espetinhos, bacalhau, porções, pastel italiano, carneiro no tacho, comida japonesa, chinesa, árabe, inglesa, mineira, batata recheada, hambúrguer, eisbein (joelho de porco) com chucrute, pastel, churros, doces, piapara na grelha, açaí, salgados, tapioca, cocada, sorvete e cachorro-quente.

Apresentações

Durante a festa terá danças folclóricas de artistas de maringá e região. Se apresentarão na festa os grupos Mandinga-ê, Fogança, Grune Stadt, Renata Loyola, Anjos da Guarda, Teuto Brasileiro, Sucena, Verkhovena, Yosakoi, os Lusíadas e Rincão Verde.

Na festa também terá 84 barracas da Feira de Artesanato. A feira é para a manutenção de 14 associações assistenciais (Amar a Arte, Artcic, Arte da Terra, Arte Ingá, Artemar, Capricho das Artes, Cidade Canção, Maria do Ingá, Santo Antônio, Gralha Azul, Assindi e as cooperativas Macuco e Núcleo Criativo e a Girassol)

A festa é organizada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com a parceria da Secretaria de Cultura (Semuc), Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), 4º Batalhão de Polícia Militar e 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

O que comer?

ENTIDADE – BARRACA – CARDÁPIO

PROJETO SOCIAL INDIO BRASIL – SPETOS – ESPETINHOS

ANPACIN – PORTUGUESA – BACALHAU

MAREV – PASTELÃO – PASTEL ITALIANO

GRUPO ESPIRITA ALLAN KARDEC – PAULISTA – CARNEIRO NO TACHO

CENTRO CULTURAL SÃO F. XAVIER – CHINESA – COMIDA CHINESA

AMA – ASSOC. MARINGAENSE AUTISTA – ÁRABE – COMIDA ÁRABE

CASA ASSIST. BEZERRA DE MENESES – INGLESA – BATATA RECHEADA

FUNDAÇÃO ISIS BRUDER – BARRACA DO BEM – HAMBURGUER

LAR ESCOLA BOM SAMARITANO – ALEMÃ – ISBEIN COM CHUCRUTE

PROVOPAR – GREGA – PASTEL

ROUPEIRO SANTA RITA DE CASSIA – BAIANA – COMIDA BAIANA

RECANTO ESPÍRITA SOMOS T. IRMÃOS – MINEIRA – COMIDA MINEIRA

S.O.S. SERVIÇOS DE OBRAS SOCIAIS – CARIOCA – PIAPARA NA GRELHA

ASSOCIAÇÃO ÁGUA VIVA – AMAZONENSE – AÇAI E TAPIOCA

WAJUNKAY – JAPONESA – COMIDA JAPONESA

SÃO RAFAEL (LIONS) – CATARINENSE – SORVETE e ESPETINHOS

PROVOPAR – GREGA – COCADA E VENDAS DE PORCELANAS

ASSOC. MÃES ESPECIAIS SOL DA MANHÃ – MARINGAENSE – PORÇÕES

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação