Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Gesso e até soda cáustica podem ter matado carpas no Parque do Japão


Por Redação GMC Publicado 14/06/2019 às 13h27 Atualizado 22/02/2023 às 22h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Resíduos de gesso e até soda cáustica podem ter sido a causa da morte de quase 300 carpas em 20 dias, no lago do Parque do Japão. É o que apontam laudos iniciais e ainda não conclusivos, segundo a Prefeitura de Maringá.

As mortes ocorreram no lago maior (proximidades do deck/restaurante), exatamente onde suspeita-se da contaminação. Por isso, os peixes foram transferidos para o lago menor, onde a espécie será protegida com ações pontuais, como uso de medicação e alimentação diferenciada por duas semanas.

A retirada dos peixes vai permitir drenagem do lago e limpeza para eliminar vestígios de eventual contaminação. As substâncias podem ter sido levadas pelo lago pelas chuvas intensão que ocorreram no último final de semana de maio.

As carpas começaram a morrer na sequência, o que reforça a suspeita de contaminação. Foram colhidas amostras de água de duas nascentes, do poço artesiano e resíduos do fundo do lago e enviadas para análise.

“Precisamos confirmar ou descartar suspeitas. De imediato, nossa preocupação é com a preservação do cardume remanescente”, afirma Maria Lígia Guedes, diretora executiva da Secretaria de Serviços Públicos.

O trabalho de transferência das carpas foi supervisionado por especialistas em peixes da UEM e do Unicesumar, instituições de ensino parceiras do Parque do Japão. Assim que o problema emergente for solucionado, será definida uma estratégia de manejo das atividades do parque, em especial dos lagos e do cardume de carpas para prevenir a repetição da situação extrema. O parque será reaberto no sábado (15), mas a área próxima ao restaurante permanecerá interditada.

Fiscais da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) seguem buscando eventuais fontes emissoras de poluição que podem ter descartados resíduos de forma irregular e provocado a contaminação. Sobre a suspeita de soda cáustica, substância que pode ter causado queimaduras nas carpas, como constatado em laudos, o produto é usado na fabricação de sabão. Eventualmente, no entorno do parque pode estar a origem do problema.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação