Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Grupo vai à Colômbia conhecer novas práticas de desenvolvimento social


Por Monique Manganaro, com informações de Gilson Aguiar/CBN Maringá Publicado 30/10/2018 às 15h31 Atualizado 18/02/2023 às 19h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Onze representantes dos setores público e privado de Maringá viajam para Medellín, na Colômbia, no próximo dia 20, para conhecer novas ações desenvolvidas no município que o tornaram referência em segurança, cultura e mobilidade urbana. As práticas levaram a cidade ao reconhecimento na América Latina. A viagem segue até o dia 23.

“Eles se tornaram referência em segurança [e] conseguiram vencer o narcotráfico”, destaca a economista e diretora executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Juliana Franco Afonso. Segundo ela, a escolha de Medellín ocorreu, principalmente, pela semelhança com a realidade social de Maringá. Para Juliana, visitar um país desenvolvido não faria sentido. “A ideia de ir para Medellin é exatamente essa: nós pegarmos um país que tem problemas iguais aos nossos, dificuldades iguais às nossas, e que deu certo. Então, nós queremos conhecer o que eles fizeram, quais foram os tipos de ações naquele município e que de repente a gente possa implantar ou adaptar para nossa realidade.”

De acordo com a economista, a cidade se destacou principalmente a partir das medidas de segurança adotadas. A saída encontrada pelo município foi investir não só em policiamento, mas também em práticas indiretas, que envolvem a urbanização, e refletem na segurança dos moradores. “Além disso, é uma cidade que despontou em termos de inovação. Muitas empresas de ponta estão indo instalar suas filiais nesse município”, pontua.

Segundo Juliana, uma das ações que mais chamam a atenção é o trabalho setorizado para atração de investimentos. Medellín adotou os chamados “clusters”. “Esses clusters trabalham com capacitação, com atração de investimentos, com projetos específicos, que acabam fazendo o setor se desenvolver de forma mais rápida.” Conforme explica a economista, esses projetos são encabeçados pela Câmara de Comércio da cidade – instituição correspondente à Associação Comercial de Maringá – com a prefeitura do município.

A iniciativa da visita à Colômbia é do Codem e tem parceria da organização sem fins lucrativos Comunitas, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, do Conselho de Segurança e do Instituto Cultural Ingá. Serão três dias de reuniões e visitas técnicas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação