Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Há seis anos, Maringá registrou o dia mais frio de sua história


Por Redação GMC Publicado 25/07/2019 às 20h09 Atualizado 23/02/2023 às 15h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com temperaturas máximas que beiram a casa dos 30º, o inverno em Maringá, durante algumas horas do dia, mais parece um “verão disfarçado”. No entanto, há seis anos, o cenário era bem diferente. Foi no dia 23 de julho de 2013 que a cidade registrou a temperatura mais baixa de sua história.

Naquele dia, a mínima foi de (pasmem) 0,5°C. Por pouco Maringá não registrou temperatura negativa.

Foi nessa ocasião que teve chuva congelada na cidade e em várias outras do estado. O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica a diferença entre esse fenômeno e o granizo.

“O granizo se forma dentro da nuvem. Já a chuva congelada é diferente. As gotas de chuva vêm super resfriadas e congelam quando tocam no solo, porque a temperatura no solo está negativa ou muito próxima disso”, diz.

Neste ano, o dia mais frio foi em 6 de julho, quando os termômetros marcaram 1°C. De acordo com o Simepar, não há previsão de uma nova onda de frio para os próximos dias na região noroeste do estado.

“No horizonte que temos de previsão, não tem indicativo de uma nova onda de frio. Em agosto normalmente ainda pode fazer frio, mas, hoje, pelo que vemos aqui, não tem indicativo de frio para a região noroeste”, explica Samuel Braun, meteorologista do instituto.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação