Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

HUB de Saúde Maringá inicia ações em prol do desenvolvimento da cadeia


Por Redação GMC Publicado 08/10/2019 às 12h45 Atualizado 24/02/2023 às 12h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com o propósito de articular soluções para atores do setor da saúde e da comunidade de Maringá e região, em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva, um grupo formado por representantes de hospitais, empresários de tecnologia, médicos, pesquisadores e profissionais liberais realizou o primeiro encontro, na terça-feira (1º), no Sebrae/PR, para debater as primeiras atividades.

Trata-se do Hub de Saúde, ambiente criado para dar acesso e oportunidades de conexão, alinhado com as demandas de evolução na cadeia de valor da saúde de Maringá e região.

No primeiro encontro, ficaram definidas como principais frentes de trabalho as áreas de pesquisa, a aproximação do mercado, startups e normalização para acreditação. O grupo surge trazendo da informática o conceito de hub, que é um equipamento utilizado para conectar computadores de uma rede, permitindo a transmissão de informações.

“Provocamos a formação, pensando em ações práticas, sendo elas institucionais ou não, com pessoas interessadas em impactar a cadeia produtiva da saúde em Maringá. A intenção é de complementariedade nas iniciativas já realizadas nesta cadeia, na cidade”, explica a consultora do Sebrae/PR, Letícia Albuquerque.

Segundo a consultora, a ideia é que pesquisas acadêmicas, que em alguns casos terminam engavetadas, saiam das universidades e alcancem o mercado, o que pode ser estimulado pelo empreendedorismo. Com relação às startups, o objetivo é fazer com que soluções criadas na cidade cheguem ao mercado por meio de conexões dos atores envolvidos, criando alternativas práticas. Sobre o processo de acreditação, envolve o trabalho para torná-lo acessível e democrático, a fim de que a qualidade em saúde seja cada vez mais presente em Maringá.

O Hub de Saúde é um núcleo flexível e aberto, que pauta as ações conforme as ideias apresentadas por participantes. Um deles é o biomédico discente de mestrado pelo Programa em Ciências da Saúde (PCS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Elton Cruz. O pesquisador, que estuda a reconstituição artificial de tecido epitelial humano, aderiu ao grupo pensando em formalizar o projeto e disponibilizá-lo a ensaios laboratoriais e para outros fins.

“Como pesquisador, percebo a distância entre a pesquisa e o mercado empresarial. Se o fomentador conhecesse e tivesse acesso ao que é desenvolvido, poderíamos ser referência dentro e fora do País”, comenta Cruz. Se depender dele, esse cenário terá mudanças. “Pretendo, futuramente, abrir uma empresa de engenharia biomédica no Brasil ou nos Estados Unidos, para oferecer expertise e produtos escassos em nossa região e até em âmbito nacional”, acrescenta.

Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Rita e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Marcio Ronaldo Gonçalves Silva também integra o Hub. Além de fazer networking, o médico pretende articular inovações no setor. “Temos projetos na área de UTI em relação a leitos hospitalares. Associando a área de tecnologia da informação, podemos gerar benefícios para no nosso setor”, pontua Silva.

Os próximos passos do grupo envolvem a realização de seminários, mapeamento do ecossistema de saúde e a criação de um canal para que os agentes do setor sejam identificados e ofereçam conteúdo sobre saúde. A próxima reunião será realizada no dia 5 de novembro, das 7h30 às 9h30, no Sebrae/PR, em Maringá.

Por Assessoria Sebrae-PR

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação