Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Lei Seca do vestibular da UEM começa a valer nesta sexta


Por Nailena Faian Publicado 11/07/2019 às 19h42 Atualizado 23/02/2023 às 11h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A partir das 20h desta sexta-feira (12) estará proibida a venda de bebidas alcoólicas no entorno da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A medida ocorre em cumprimento a lei municipal 8.054/08, que prevê a proibição durante a realização de vestibulares.

As provas do Vestibular de Inverno serão realizadas somente no domingo (14) e na segunda-feira (15), diferente do que ocorria nos concursos anteriores, quando eram realizadas em três dias, se estendendo até terça-feira.

A proibição de venda de bebidas alcoólicas segue até as 20h de segunda (15) no quadrilátero compreendido entre a Avenida Colombo, Rua Vitória, Avenida Morangueira e Rua Quintino Bocaiúva.

Conforme a Lei Seca, donos de bares, lanchonetes e restaurantes que forem flagrados descumprindo a lei podem ser multados em R$ 5 mil e os vendedores ambulantes em R$ 500. Em caso de flagrante do comércio de bebidas alcoólicas, a mercadoria será apreendida e os consumidores em vias públicas terão o produto apreendido e descartado.

Policiamento

Para garantir a segurança aos estudantes que vão prestar o concurso, a Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal e de agentes da Secretária de Mobilidade Urbana (Semob) irão intensificar o patrulhamento nos locais onde as provas serão realizadas.

Vestibular

As provas serão aplicadas das 14 às 19 horas. No domingo será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais com 40 questões objetivas, além da Redação. Na segunda-feira, serão dez questões objetivas de Língua Portuguesa; cinco de Literaturas em Língua Portuguesa; cinco de Língua Estrangeira; e trinta de Conhecimentos Específicos, cujas disciplinas variam conforme o curso escolhido.

Com 18.009 inscritos, o concurso será realizado em onze cidades paranaenses, incluindo Maringá que recebe o maior número de vestibulandos. São 10.158 candidatos que farão as provas na UEM, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), no Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV), na Faculdade Maringá e na Faculdade de Engenharias e Arquitetura (Feitep).

O concurso oferece 1.494 vagas em cerca de 70 cursos de graduação, sendo que 20% das vagas são reservadas para o sistema de cotas sociais, que beneficia estudantes de baixa renda.

*Atualização: A Lei Seca começa a valer a partir desta sexta-feira e não no sábado como havia informado a PM anteriormente e estava publicado nesta reportagem.

“Relacionado ao reforço do patrulhamento devido ao vestibular a Operação por parte da Polícia Militar começa amanhã dia 13, mas a partir de hoje dia 12 já está valendo a Lei Seca, sendo que qualquer viatura que estiver patrulhando as imediações da UEM poderá dar cumprimento a referida Lei”, diz a nota da PM.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação