Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Elevador da Catedral tem novo prazo para ser liberado ao público


Por Nailena Faian Publicado 06/03/2019 às 17h35 Atualizado 20/02/2023 às 10h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pronto desde setembro de 2018, o elevador da Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória, em Maringá, deve ser aberto ao público somente em dezembro. Isso porque ele só será liberado depois que todas as obras que estão sendo realizadas na igreja sejam concluídas.

Quando a reportagem do portal GMC Online esteve na Catedral e subiu no elevador, a previsão era de que as obras nos 17 pavimentos estariam prontas até julho deste ano. No entanto, por ser uma obra complicada e depender de um orçamento alto, o prazo foi estendido até dezembro, explicou o pároco da igreja, Virgílio Cabral dos Santos.

“As obras estão demorando mais do que imaginávamos porque é muito complicada, delicada. E também tem a questão do orçamento, é tudo muito caro, nós vamos negociando, parcelando conforme nossos recursos. Não temos como colocar mais mão de obra para agilizar”, afirma.

Até agora, todas as paredes e pisos dos 17 pavimentos foram restaurados e foram instalados guarda-corpos nas escadas. No momento, os trabalhadores estão fazendo a nova tubulação e o novo cabeamento de energia da igreja.

Também já foi iniciada a troca das janelas, etapa delicada, já que cada pavimento tem uma janela com medida diferente, em razão do formato de cone da Catedral.

“Depois tem a parte de lavar tudo, para poder pintar as paredes e fazer o acabamento do piso”, detalha o pároco.

Até o momento, segundo ele, foram investidos cerca de R$ 6 milhões na obra, dinheiro conseguido com o dízimo e doações.

Depois de finalizada as obras em todos os 17 pavimentos, será a vez do térreo – onde são celebradas as missas – passar por revitalização. As paredes, onde há concreto segregado, terão de ser recuperadas. Também há vários pontos de infiltração que precisam passar por reforma.

Elevador

A Catedral tem 124 metros de altura e, de elevador, o maringaense poderá chegar até os 90 metros de altura em um minuto e meio, tempo que nem se compara com encarar os 600 degraus, como se fazia até março de 2010, quando ainda era possível chegar até os dois mirantes da igreja pelas escadarias.

Os mirantes ficam no 16º e 17º andar, locais onde é possível ver Maringá em 360°. O elevador precisou ser construído de forma inclinada, por conta do formato de cone da igreja. Segundo a empresa responsável pela construção, a Rays Elevadores, de Maringá, ele tem 80.6°, enquanto um elevador normal tem 90°C. Durante a subida, essa inclinação é imperceptível.

Crédito da foto da capa: Suely Sanches

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação