Fechar

Maringá

Arautos do Evangelho

Castelo com mais de 3 mil m² é construído na zona rural de Maringá

Publicado por Letícia Tristão, 15:54 - 01 de Outubro de 2018

Até o fim de 2019, deve ficar pronto na zona rural de Maringá o primeiro castelo dos Arautos do Evangelho no Paraná. A obra, que está sendo construída na Estrada 200 (na saída de Maringá para Astorga), começou no início de 2017 e, de acordo com o padre Padre Mário Sérgio Sperche, está dentro do prazo.


Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício. É composta predominantemente por jovens e está presente em 78 países.


O projeto do castelo dos Arautos foi feito pelo arquiteto Daniel Souza. Ele considera o mosteiro uma obra neogótica. Isso porque o projeto é baseado na arquitetura gótica, mas foi adaptado para as necessidades atuais dos monges e padres. Além disso, a tecnologia e modernidade estão presentes do projeto à execução.


“O desenvolvimento do projeto é único, não existe cópia. Também não há inspiração, pois o estilo gótico já é propriamente uma inspiração”, diz o arquiteto. Ele explica que a dificuldade de realizar um projeto como esse está justamente as exigências de materiais e modelos.


De acordo com o padre Mário Sérgio Sperche, no mosteiro haverá uma biblioteca particular para os estudantes, sala de estudos, refeitório, salas de trabalhos; além disso, o mosteiro tem como centro um claustro composto por arcadas e ogivas góticas.


“Há outras a serem realizadas, porém se tratam de acabamentos artísticos que requerem maior esmero e dedicação”, esclarece.


A construção tem 3.343 metros quadrados e 38 metros de altura. Os pisos serão em granito com desenhos florais e símbolos da piedade católica. As janelas terão vitrais confeccionados em vidros coloridos com temas dos sacramentos e personagens da hagiografia.


O Mosteiro dos Arautos do Evangelho será para formação e uma residência dos membros dos Arautos. Porém, conforme o padre, as atividades de cunho sociocultural, catequética, formação teológica e mariana também terão espaço.


Estilo gótico


O padre explica que o estilo gótico foi, por séculos, o que orientou a construção de mosteiros e igrejas.


“Com característica predominantemente vertical, é um recurso para colocar o homem em contato com as grandezas de Deus. Os vitrais multicoloridos dão aos sentidos uma transcendência das virtudes e a alegria de uma realidade impalpável que, acompanhado do canto gregoriano, satisfazem os mais profundos anelos da alma humana: em viver já aqui na terra um pouco do Céu”, explica.


Jantar


Será realizado um Jantar de Gala no Mosteiro dos Arautos do Evangelho, em prol da construção da capela Nossa Senhora do Bom Sucesso. O jantar será no próximo sábado (6), às 20h. A capela deve ser construída ao lado do mosteiro.

Bloco de Galeria

Fotos: arquivo/Luciana Peña/CBN Maringá


Ouça a reportagem:

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo