Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Maringá é eleita a 20ª cidade mais inteligente do Brasil


Por Monique Manganaro Publicado 06/09/2018 às 13h25 Atualizado 18/02/2023 às 05h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Depois de ser reeleita como a melhor entre as grandes cidades do Brasil, Maringá apareceu como a 20ª cidade mais inteligente do país em um ranking divulgado nesta terça-feira (4), pela Connected Smart Cities. A lista analisa aproximadamente 700 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, a partir de 70 indicadores dentro de 11 categorias: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, economia e governança.

Entre as cidades paranaenses que aparecem no ranking geral da pesquisa, Maringá perde somente para Curitiba, que subiu da segunda para a primeira colocação este ano e foi eleita a mais inteligente do país. Atrás, ainda estão Londrina, em 25º, Cascavel, que ocupa o 45º lugar, Pato Branco, na 66ª posição e, logo atrás, Umuarama, em 67º. As últimas cidades do Paraná a aparecerem no ranking são Ponta Grossa, em 93º lugar, e Toledo, em 96º.

Em comparação com o ranking divulgado no ano passado, Maringá perdeu uma posição, já que foi considerada a 19ª cidade mais inteligente do Brasil em 2017.

A pesquisa classificou as 50 primeiras cidades dentro de cada categoria analisada. Em urbanismo, Maringá ocupa a 5ª posição, atrás apenas de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Santos (SP) e Caieiras (SP); no aspecto mobilidade, a cidade aparece em 44º lugar; em tecnologia e inovação e saúde, Maringá é a 22ª; em empreendedorismo, a 21ª; em meio ambiente, ocupa o 24º lugar; nos quesitos educação e economia, aparece em 34º; e nas categorias energia, segurança e governança, a cidade não se classificou entre as 50 primeiras.

Além de julgar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking Connected Smart Cities considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities novamente mostra a importância de um planejamento estratégico das cidades considerando a conexão entre os 11 eixos temáticos analisados e a sinergia existente entre o resultado de investimentos. “A educação, por exemplo, que muitas vezes é visto como um eixo básico, tem uma grande importância no desenvolvimento do empreendedorismo e na busca da sustentabilidade econômica das cidades, permitindo que mais atores sejam responsáveis pelo desenvolvimento da cidade.”

Com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação