Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Maringá é reeleita a melhor entre as grandes cidades do Brasil


Por Fábio Castaldelli Publicado 07/08/2018 às 14h40 Atualizado 17/02/2023 às 21h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pelo segundo ano seguido, Maringá ocupa a posição de melhor entre as grandes cidades do país. É o que mostra um estudo realizado pela consultoria Macroplan, que para chegar ao resultado analisou 100 municípios brasileiros com mais de 273 mil habitantes divididos em quatro áreas: saúde; educação; segurança; e saneamento e sustentabilidade.

Para medir o desempenho de cada cidade, a consultoria criou um indicador, o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O IDGM varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município.

Nesses critérios, Maringá apresentou índices equilibrados nas quatro áreas e ganhou nota 0,748, a melhor entre os 100 municípios, depois de ficar na nona colocação no quesito educação (nota 0,626), em terceiro no item saúde (0,722), na 30ª posição em segurança (0,823) e em 2º no que diz respeito à saneamento e sustentabilidade (0,972).

Atrás de Maringá, aparecem, no ranking geral, Piracicaba-SP (0,739), São José do Rio Preto-SP (0,738), Jundiaí-SP (0,733) e São José dos Campos-SP (0,727). Além de Maringá, o Estado do Paraná tem Curitiba (8ª colocação), Cascavel (12ª) e Londrina (15ª), entre as 15 cidades com o melhor resultado no IDGM Geral.

Análise

O estudo ressalta que os líderes municipais terão que trabalhar com pressões e cobranças múltiplas, em contexto de forte escassez de recursos e acentuadas restrições burocráticas e legais. Encontrar novas soluções para esses dilemas, dentro deste cenário, é o grande desafio que se coloca para os prefeitos, legisladores e gestores públicos municipais.

“Enquanto alguns municípios ficaram focados na agenda de curto prazo, outros conseguiram superar as adversidades do atual cenário e se modernizaram, com planejamento, foco e cooperação. Cidades com estruturas similares entregaram resultados muito distintos. Mais do que reduzir custos, é preciso obter ganhos contínuos de produtividade e eficiência na gestão pública,” destacou o diretor da consultoria, Glaucio Neves, coordenador geral do estudo.

“Nós temos que comemorar e muito, inclusive porque os índices são de 2017, já no nosso mandato, e vamos continuar com esse trabalho, fazendo Maringá ser referência para o país. Nós trabalhamos nessa questão de eficiência da gestão fiscal do município e Maringá está com uma vantagem sobre muitas outras cidades”, afirmou o prefeito Ulisses Maia, em entrevista à CBN.

Com assessoria de imprensa.

Leia mais notícias de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação