Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Maringá está há mais de um mês sem chuva


Por Letícia Tristão Publicado 16/07/2018 às 18h25 Atualizado 17/02/2023 às 16h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Junho, julho e agosto normalmente são os meses mais secos do ano em Maringá. E essa premissa se confirma a cada dia. A última chuva registrada na cidade foi no dia 12 de junho, 55.5 milímetros. A média para esse mês é de 102.4 mm, mas choveu apenas 66.7 mm. E mais da metade em apenas um dia.

Para julho, espera-se 76.2 mm de precipitações, porém, nos 16 dias do mês não choveu nem uma gota em Maringá. A previsão indica que pode chover a partir de quinta-feira (19). No entanto, a Estação Climatológica da UEM afirma que há muta instabilidade e que a tendência é que o tempo permaneça seco.

Na última semana também houve grandes oscilações no tempo. No dia 9, uma frente fria avançou sobre o sul do país e derrubou as temperaturas. O esperado, segundo a Estação Climatológica da UEM, era que a chuva viesse junto com o frio. No entanto, as temperaturas baixaram e o tempo continuou seco.

A temperatura mínima registrada foi no dia 10 de julho, 6.4°C, uma das mais baixas do ano. Durante essa semana, o tempo foi esquentando gradativamente e, nesse domingo (15), a maior temperatura dessa semana foi registrada: 30°C.

Por causa do tempo seco, a umidade relativa do ar fica bastante baixa. Desde a última chuva, os números da umidade do ar oscilam entre 30% e 40%. Muito abaixo do ideal considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 60%. No domingo (15), foi registrada a porcentagem mais baixa, 28% às 16h.

Incêndios

Casos de incêndio se tornam mais comuns nessa época do ano justamente por causa do tempo seco. Entre 12 de junho e 16 de julho, o Corpo de Bombeiros registrou 82 focos de queimadas. 

Segundo o oficial de comunicação do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente Alexandre Ferelli, a orientação é que as pessoas não coloquem fogo em terrenos baldios, não joguem bitucas de cigarro e não queimem lixo. “Atitudes erradas podem gerar princípios de incêndios com chance de aumentar de proporção por causa do tempo seco”, orienta.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação