Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Maringá ganha novo grupo escoteiro; HÁ VAGAS


Por Redação GMC Publicado 29/08/2019 às 14h05 Atualizado 24/02/2023 às 01h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Grupo Escoteiro Estrela do Norte (GEEN), de Maringá, será oficialmente apresentado à comunidade neste sábado (31), às 15h, no Auditório do Centro da Juventude Antônio Paulo Pucca, que fica no Conjunto Habitacional Inocente Vila Nova Junior.

Atualmente, o grupo conta com 14 lobinhos e sete escoteiros (que são membros jovens) e 11 chefes (adultos voluntários).

“O grupo completo seria 24 lobinhos, 32 escoteiros e se conseguirmos captar jovens de 14 a 17 anos abriremos a tropa sênior que tem seu número máximo de 24 jovens”, explica Rafael Gustavo Oberle, que é um dos chefes.

Durante o evento neste sábado, ocorrerá a “Cerimônia de Primeiras Promessas”. Nessa ocasião, o grupo escoteiro recentemente criado é formalmente apresentado à comunidade.

A Promessa Escoteira, segundo Oberle, é o marco da aceitação voluntária do jovem em participar do Movimento Escoteiro. “Seu texto sintetiza os valores deste movimento educativo com mais de um século de vida. A partir da promessa o jovem passa a pertencer à fraternidade mundial do escotismo, que conta hoje com mais de 30 milhões de membros no mundo todo”.

A cerimônia contará com a presença de autoridades do Núcleo de Educação de Maringá, autoridades do movimento escoteiro do estado do Paraná, jovens, escotistas e dirigentes de outros grupos escoteiros da região, familiares e amigos dos membros do Grupo Escoteiro Estrela do Norte.

Sobre o grupo

O Grupo Estrela do Norte foi criado em maio de 2019, após seus fundadores verificarem a necessidade de ampliar vagas para o movimento escoteiro em Maringá, considerando que há uma demanda de jovens em fila de espera nos outros grupos já em atividade na cidade – o Grupo Escoteiro Verde Canção e o Grupo Escoteiro Novo Horizonte.

Os fundadores do GEEN são mães e pais de jovens do movimento, que participam do grupo como adultos voluntários capacitados para exercer suas funções mediante um programa de formação continuada oferecido pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

A partir de outubro as atividades com os jovens serão realizadas aos sábados, das 14h30 às 17h30 na sede do Colégio Alberto Jackson Byington Junior.

Como participar?

Para ingressar como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos incompletos. As crianças e jovens se distribuem, em função de sua faixa etária, em quatro ramos distintos: Lobinho (6,5 aos 10 anos), Escoteiro (11 aos 14 anos), Sênior (15 aos 17 anos) e Pioneiro (18 aos 21 anos incompletos). A partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Para mais informações entre em contato pelo (44) 9 9754-1027.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação