Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Maringá não tem feriado nesta terça, Dia da Consciência Negra


Por Nailena Faian Publicado 19/11/2018 às 17h24 Atualizado 19/02/2023 às 00h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Muitos paranaenses queriam um dia de folga nesta terça-feira (20), quando é comemorado o Dia da Consciência Negra. Em milhares de cidades brasileiras é feriado amanhã, mas no Paraná em nenhuma cidade é feriado.

Segundo a Fundação Cultural Palmares, o feriado de Consciência Negra ocorre em 1.044 cidades brasileiras. Em Maringá, uma lei aprovada em 2009 aprovou o feriado, no entanto, o então prefeito Silvio Barros (PP) o vetou. Na época, a administração municipal afirmou que feriados civis só poderiam ser criados pela União e que alguns municípios que teriam aprovado o feriado de 20 de novembro foram questionados na Justiça.

No Paraná, duas cidades chegaram a ter o feriado da Consciência Negra, mas, posteriormente, a lei foi por água abaixo.

Em Guarapuava (a 306 quilômetros de Maringá), a lei que instituía o feriado foi aprovada em março de 2009 por unanimidade dos vereadores. No entanto, emenda aprovada na Câmara Municipal no ano passado transformou o feriado em ponto facultativo. Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), o feriado provocava prejuízo ao comércio.

Em Londrina (a 119 quilômetros de Maringá) uma lei também aprovou o feriado na cidade desde 2010. Só que em 2013 decisões do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e do Supremo Tribunal Federal (STF) barraram o feriado na cidade. Na época, a decisão foi tomada por conta de ações movidas por entidades ligadas ao comércio de rua.

O que é o Dia da Consciência Negra

Em 20 de novembro de 1695, morreu um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade: Zumbi dos Palmares. É por isso que a data ficou instituída como Dia Nacional da Consciência Negra, para se refletir sobre a inserção do negro na sociedade.

Programação em Maringá

Apesar de não ser feriado em Maringá, há atividades na cidade para lembrar a data. A partir de amanhã até o dia 25 de novembro ocorre o 10º Festival Afro-Brasileiro. Tem shows, atividades, oficinas, mesa de discussões e espetáculos.

A programação completa pode ser conferida aqui. 

Além do festival, a Secretaria Municipal de Cultura também realiza a Semana do Hip-Hop. A programação conta com música, grafite e dança a partir desta terça-feira. Todas as atividades são gratuitas e realizadas em espaços públicos. Veja a programação aqui. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação