Fechar

Maringá

Vai esfriar

Maringá pode registrar mínima de 5ºC na semana que vem

Publicado por Redação GMC, 09:53 - 19 de Junho de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/Agência Brasil

O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (21). E se depender das previsões do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a estação mais fria do ano não vai demorar para “dar as caras” em Maringá.


Isso porque, para o próximo dia 27, quinta-feira da semana que vem, a mínima prevista para Maringá é de 5ºC, enquanto a máxima não passará dos 13°.


De acordo com o Simepar, o tempo começa a mudar já na próxima quarta (26), quando os termômetros variam de 10°C a 21C°. Para o dia 28, a previsão é de 10ºC para a mínima e de 15°C para a máxima.


“Uma massa de ar frio deve entrar pelo sul do país na quarta-feira (26) e baixar as temperaturas em todo o estado”, analisa Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Simepar

Como será o inverno?


A temperatura média do último verão em Maringá aumentou 1,3°C em relação à média histórica para a estação nas últimas quatro décadas. Os dados, da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), revelam uma tendência de elevação, o que indica que o inverno deste ano, com início em 21 de junho, começará ameno na região.


Segundo o geógrafo climatologista Leandro Zandonadi, que coordena a Estação Climatológica da UEM, a iminência do El Niño provocou o aumento da temperatura combinado com a escassez, gerando menos nebulosidade e mais radiação na região de Maringá.


“Com isso, os prognósticos para o início do inverno são de que a estação comece um pouco seca na região de Maringá, com temperaturas levemente acima ou próximas da média histórica, de 19,3°C. A média das temperaturas mínimas para o período é de 14,0°C”, diz Zandonadi. Ele acrescenta que as ondas mais frias devem ocorrer em julho, bem como as chuvas.


Os dados referentes ao verão confirmam o avanço da temperatura média nas últimas décadas, que subiu 1,2°C no mundo desde o início da era industrial e, atualmente, está aumentando entre 0,2°C e 0,1°C por década, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Em Maringá, por exemplo, nos últimos 42 anos, considerando todas as estações, os termômetros registraram elevação média de 1,4°C, segundo Zandonadi.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo