Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Maringá registra chuva de granizo em diversos pontos da cidade


Por Letícia Tristão Publicado 20/12/2018 às 18h27 Atualizado 19/02/2023 às 11h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O tempo fechou e a chuva voltou a cair no centro de Maringá por volta das 16h desta quinta-feira (20). Chuva de granizo, como é possível ver em vídeo divulgado nas redes sociais. O registro foi feito na Zona Sul, em Maringá.

De acordo com a Defesa Civil, há relatos de chuva de granizo também nos conjuntos Ney Braga e Thais, e bairro Atenas, todos na Zona Norte da cidade.

Com a chuva, a temperatura caiu um pouco, era 22°C às 16h15. Mais cedo, termômetros atingiram 30°C com sensação térmica de 33.8°C.

Essas pancadas de chuva isoladas são comuns nesta época do ano e são características do verão, conforme prevê o Simepar.

Fenômeno

De acordo com Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o granizo se forma quando gotas de água, levadas pelas fortes correntes ascendentes, congelam, caem pela nuvem e são novamente capturadas na corrente ascendente.

Uma camada adicional de água congela à volta da bola de gelo de cada vez que esta faz uma viagem ascendente pela nuvem. Eventualmente, o granizo torna-se pesado demais para ser de novo levado na ascensão, por isso cai para o chão.

Instagram

Nossos leitores responderam uma enquete no nosso Instagram e, segundo a pesquisa, choveu na maior parte da cidade nesta quinta. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação