Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Maringá registra mais um caso de sarampo; neste sábado tem vacinação


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 29/11/2019 às 15h43 Atualizado 25/02/2023 às 03h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá registrou mais um caso de sarampo. Agora são três casos confirmados e um em investigação. O novo boletim sobre a doença foi divulgado nessa quinta-feira (28) pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). 

Conforme a Sesa, a vítima do novo caso confirmado é uma muher de 25 anos.  No estado todo são 479 casos confirmados, a maioria deles em Curitiba.

Dia D

Esse sábado (30) é o Dia D de vacinação contra o sarampo. O público-alvo nesta etapa da campanha são os jovens entre 20 e 29 anos de idade. As unidades de saúde estarão abertas para aplicar a vacina.

Também serão atualizadas as vacinas de qualquer faixa etária, conforme disponibilidade descrita no final do texto.

Deve ser apresentada a caderneta de vacinação para avaliação e registro. Quem tiver as doses necessárias para a idade não será revacinado. No arquivo anexo seguem os horários de atendimento das UBSs durante a semana.

A campanha nacional para interromper a circulação do sarampo e proteger grupos mais acometidos pela doença no país iniciou no dia 7 de outubro para crianças de 6 meses e menores de 5 anos, e desde o dia 18 de novembro é destinada para os adultos de 20 a 29 anos.

O chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Sesa, Renato Lopes, disse em entrevista à CBN Maringá que a vacina é a única forma de prevenção.

O sarampo é altamente contagioso. Mesma num ambiente ao ar livre é possível se contaminar. A doença deixa sequelas e em casos graves pode levar à morte.

Vacinas disponíveis nas respectivas UBSs

Vacina BCG: Iguaçu, Pinheiros, Quebec, Tuiuti e Zona Sul.

Vacina tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) – específica para crianças de 6 à 8 meses ou pessoas alérgicas a proteína de leite de vaca: Aclimação, Morangueira, Olímpico, Piatã, Universo e Zona 6. OBS.: As crianças a partir de 9 meses e pessoas sem alergia a proteína de leite de vaca poderão se vacinar em qualquer UBS.

Pólio Oral (reforço de 15 meses e 4 anos): Alvorada III, Cidade Alta, Guaiapó-Requião, Iguaçu, Iguatemi, Mandacaru, Pinheiros, Portal das Torres, Quebec, Tuiuti, Zona 7 e Zona Sul.

*Até 30 de novembro e enquanto houver estoque na UBS, será aplicada a vacina dTpa como 2º reforço para crianças de 4 anos (em substituição à DTP em falta no momento). Não deve haver aplicação desta vacina como 1º reforço (aos 15 meses) – contraindicada para crianças menores de 4 anos.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação