Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Maringá registra quase 100 casos de caxumba em 50 dias


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 21/10/2019 às 14h45 Atualizado 24/02/2023 às 18h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Caxumba está na lista das doenças que tinham desaparecido e estão retornando porque a população deixou de se imunizar. Em setembro deste ano, 59 casos foram registrados em Maringá. No mesmo mês do ano passado foram 15 registros. Neste mês, até a última semana, a cidade contabilizava 35 casos de caxumba. Apesar do aumento nas confirmações, a gerente de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Jussara Titato, garante que o município não enfrenta surto da doença.

“É comum, nessa época do ano, que haja um número mais elevado de casos, sem que seja considerado surto. O mais importante, como forma de prevenção, é a atualização da carteira vacinal. Talvez esse seja o pulo do gato para que se tenha controle das doenças que nós consideramos imunopreveníveis”, diz. 

A principal forma se prevenir contra caxumba é a vacinação. A vacina indicada é a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e o sarampo. Quem não tomou duas doses da vacina após um ano de idade, tem que comparecer aos postos de saúde e fazer a imunização.

Ouça na reportagem

Para quem não sabe, a médica lista os principais sintomas de caxumba.

Apesar dos registros dos últimos meses, dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que houve redução nos casos de caxumba de janeiro a setembro deste ano. A queda em relação ao mesmo período de 2018 foi de 53%.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação