Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Maringá só tem uma loja que vende arma de fogo


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 22/04/2019 às 16h48 Atualizado 21/02/2023 às 05h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A partir desta segunda-feira (22) está mais fácil comprar uma arma de fogo no país. Começou a valer o novo Sistema Nacional de Armas, plataforma da Polícia Federal que controla todas as armas que circulam em território nacional. Em Maringá, existem pelo menos duas lojas credenciadas para venda de armas de fogo, mas apenas uma delas vende.

O dono da empresa disse que não poderia dar entrevista nesta segunda-feira, mas explicou que a procura por armas aumentou desde a assinatura do decreto. Porém, segundo ele, as vendas estão em patamares até menores do que antes do decreto.

A loja vende todo tipo de arma civil e nenhuma arma de uso restrito. No ano passado, assaltantes invadiram a loja e levaram R$ 190 mil em armas, que não foram recuperadas até o momento. A reportagem também conversou com o gerente de uma outra loja que tem licença para vender arma de fogo, mas não tem interesse, pelo menos por enquanto, neste tipo de comércio.

Agora, o cidadão que atende a certos critérios, como morar numa cidade ou estado onde a taxa de homicídios é superior a 10 para cada 100 mil habitantes, morar em área rural, ser dono de um estabelecimento comercial ou industrial, ser militar, administrador de penitenciária, atirador ou caçador com registro no Exército, tem direito a posse de arma sem a análise individual e autorização de um delegado da Polícia Federal.

O decreto presidencial também aumentou de cinco para dez anos a validade da posse de arma.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação