Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Maringá tem 38 hortas comunitárias; por que elas são tão importantes?


Por Redação GMC Publicado 19/07/2019 às 13h58 Atualizado 23/02/2023 às 13h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As 38 hortas comunitárias existentes em Maringá, que juntas ocupam área de 110 mil metros quadrados (11 hectares), têm gerado renda e sustentabilidade para a população. Em 2018, produziram 916 toneladas entre hortaliças e verduras. 

A Prefeitura de Maringá promove anualmente workshops para os agricultores, visando a aprimorar a qualidade das hortaliças e verduras cultivadas. Os interessados em adquirir um canteiro em alguma das hortas, deve procurar o responsável diretamente no local, entrando em uma lista de espera.

“Quando eu cheguei aqui há 2 anos, tinham apenas oito produtores. Hoje, tem até fila de espera. É uma ótima oportunidade para nós. Primeiro, eu cultivo para a minha família e depois vendo para as pessoas que chegam aqui. Planto alface, cebolinha, couve, almeirão e tomilho”, afirma a agricultora da horta comunitária Cidade Alta, Noemi Pelisson.

“Eu sempre compro as verduras para minha casa aqui na horta. Além de ser mais barato, é mais fresquinho e temos a certeza de que estamos adquirindo um produto de qualidade”′, diz a moradora do Conjunto Habitacional Cidade Alta, Marli de Souza.

Os preços das verduras e hortaliças variam de R$1 a R$3. As hortas comunitárias atendem em horários individuais. Veja a mais próxima da sua casa e entre em contato com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), que fica no Paço Municipal, para mais informações – o telefone é o (44) 3221-1234.

Os canteiros são cedidos prioritariamente para famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Sasc), e as pessoas que se cadastrarem diretamente com os presidentes das hortas.

Clique aqui no mapa virtual e veja a localização de cada horta.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação