Fechar

Maringá

Esperança

Maringaense distribui semente de flor 'anti-dengue'

Publicado por Fábio Guillen, 17:25 - 20 de Janeiro de 2020

Bloco de Imagem

Reinaldo Garcia está visitando moradores de Maringá e distribuindo as sementes gratuitamente - Reprodução Facebook

Um morador de Maringá está distribuindo gratuitamente sementes de Crotalária, uma florzinha amarela, bem "simpática" e que promete “ajudar” no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças, dentre elas a dengue.


No entanto, a planta não pode ser adotada como única forma de prevenção ao mosquito. Reinaldo Garcia, estudante de ciências contábeis na Universidade Estadual de Maringá (UEM), criou há 7 meses o Projeto Crotalaria Maringá, e está distribuindo pacotinhos com sementes da flor para quem quiser.



“A gente faz uma embalagem no plástico com umas dez sementes cada e aí é só plantar e colher os resultados”, disse ele à reportagem do Portal GMC Online.



A flor, de acordo com biólogos, atrai a libélula, inseto predador do mosquito da dengue.



"As flores da planta soltam um odor que atrai a libélula e isso faz com que a libélula esteja mais presente no quintal. Se elas se alimentarem dos mosquitos já é uma grande ajuda no combate”, explica Reinaldo Garcia.



O estudante está distribuindo as sementes nas casas e fazendo parceria com os responsáveis por hortas comunitárias de Maringá. No facebook do projeto tem o contato para agendar a retirada das sementes.



“A ideia é usar a planta como uma arma somente. As pessoas não podem descuidar de seus quintais. É só uma forma de atrair a libélula que se alimenta do mosquito. A planta no jardim vai se somar aos cuidados que devemos ter”, alertou o organizador do projeto.



Outro exemplo


Em alguns estados como o Mato Grosso, o governo comprou mudas da planta no ano passado e distribuiu para alguns moradores durante epidemia da dengue.

Bloco de Imagem

Divulgação: Plantas do Brasil

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.


 

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo