Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Ministério da Saúde esclarece mitos


Por Creative Hut Publicado 24/04/2018 às 18h09 Atualizado 17/02/2023 às 12h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 15* de junho em todo o país. O Ministério da Saúde lançou um folder explicativo para esclarecer os mitos e verdades sobre a vacina contra a gripe.

É POSSÍVEL PEGAR GRIPE PELA VACINA?

Isso não é possível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.

É PRECISO TOMAR A VACINA TODOS OS ANOS?

Sim. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.

EM GESTANTES, A VACINA FAZ MAL PARA O BEBÊ?

Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

GRIPE E RESFRIADO SÃO DOENÇAS DIFERENTES?

Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

A GRIPE PODE MATAR?

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

A ÚNICA FORMA DE PREVENIR A GRIPE É TOMANDO A VACINA?

A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção:

* Lavar e higienizar as mãos com frequência;

* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa;

* Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca;

* Ter boa alimentação e beber bastante líquido;

* Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe;

* Manter a sua casa bem arejada.

 

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

*atualizado 11/06/18 para alteração

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação