Fechar

Maringá

Infração de trânsito

Multas por estacionamento irregular aumentam 30% em Maringá

Publicado por Nailena Faian, 16:02 - 01 de Julho de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Nailena Faian/GMC Online

A Secretária de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá aplicou 6.361 multas por estacionamento irregular entre janeiro e maio deste ano. A quantidade é 30% maior que no mesmo período do ano anterior, quando foram 4.882 autuações.


Em primeiro lugar, a multa que mais foi aplicada foi a de estacionar em desacordo com a placa “Proibido Estacionar”. Foram 2.852 contra 1.679 no ano passado, aumento de 69%.
Na sequência, o que mais gerou multa (1.459) foi estacionar em desacordo com a “Placa de Regulamentação”. 


Isso quer dizer que a pessoa não colocou o cartão de EstaR e não pagou o auto de infração em até dez dias úteis, o que gerou infração grave (5 pontos na carteira) e multa de R$ 195,23. Em relação ao ano anterior, houve aumento de 25% nesse tipo de autuação, já que de janeiro a maio de 2018 foram 1.165 infrações. Os números correspondem somente a auto de infrações feitos por agentes de trânsito. Se somado ao número de autuações feitas pelos servidores do Estar, as multas geradas são bem maiores, em torno de 2 a 3 mil por mês.


Entre as multas aplicadas, chama atenção a de estacionar em vagas especiais para idosos e deficientes, que tiveram leve aumento. Entre janeiro e maio deste ano foram 306 autuações contra 298 no mesmo período de 2018.



“Infelizmente a conscientização para isso está demorando. As pessoas sabem que não podem estacionar ali, mas fazem. É o famoso jeitinho brasileiro. Vou ali e já volto, são só cinco minutinhos. Por isso que a Semob faz um trabalho educativo desde os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) até ps jovens, para que quando forem adultos tenham essa consciêntização”, diz o diretor de Fiscalização da Semob, Marcelo Filite.



Outro tipo de estacionamento irregular que irrita muito os motoristas é a fila dupla. Nas proximidades de colégios e creches isso acontece muito. A infração é grave e gera multa. Em Maringá, o número de autuações nos primeiros cinco meses deste ano foi de 261, um pouquinho abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano anterior, quando foram 270 autuações.


No total, Maringá tem 1.339 vagas especiais, sendo 204 de carga e descarga, 271 de deficiente físico, 261 de idoso, 330 de parada rápida, 68 de ambulância, 197 de embarque e desembarque e oito de viaturas policiais.



Ranking de autuações por estacionamento irregular


- Estacionar em desacordo com a placa “proibido estacionar”: 2.852 autuações
- Estacionar em desacordo com a placa de Estacionamento Regulamentado (Estar): 1.459
- Estacionar sobre a faixa de pedestres: 948
- Estacionar na vaga de deficiente: 306
- Estacionar na guia rebaixada: 261
- Estacionar em desacordo com a placa “Proibido Parar e Estacionar”: 259
- Estacionar em fila dupla: 189
- Estacionar no ponto de ônibus: 87


Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo