Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Municípios da Amusep registram quase 100 suicídios em 18 meses


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 02/09/2019 às 10h59 Atualizado 24/02/2023 às 02h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) registram quase 100 suicídios em 18 meses. Homens são as principais vítimas. Já a faixa etária preocupante, é dos 15 aos 29 anos. Dados são da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Serão quase 50 ações preventivas durante o mês.

O pensamento suicida, existe e mata. A maringaense Regina Aparecida de Palma perdeu o filho em 2017 da forma mais triste que podia ocorrer e aprendeu a superar a dor, lutando.

Regina preside a ONG Decida Viver, entidade que luta para evitar que pessoas cheguem ao ato extremo de tirar a própria vida. Em um ano e meio, ocorreram 94 suicídios nos 30 municípios da Amusep. Ao todo, 70 homens e 24 mulheres perderam a razão de viver.

Os dados foram divulgados na abertura da campanha Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio. O lançamento ocorreu neste domingo (1º) na praça da Catedral de Maringá.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Quem decide se matar, precisa de um bom ouvinte, de ser escutado. E essa pessoa raramente está na família, explica a psicóloga Tatiane Iori Alvim, coordenadora da ONG Decida Viver.

O suicídio é hoje considerado a segunda maior causa no mundo de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Para a psicóloga, eles têm dificuldades em se relacionar e não são compreendidos.

Entre as vítimas, muitas são de grupos considerados marginalizados pela sociedade, como transexuais e skatistas. A coordenadora da ONG Registrans, Jéssica Magno, relata o suicídio entre transgêneros.

Para o Setembro Amarelo, a ONG Decida Viver programou quase 50 ações diferentes de prevenção ao suicídio em Maringá. Entre na página deles no Facebook e veja a programação completa.

O e-mail da entidade é o: ongdecidaviver@gmail.com. Na cidade, a campanha iniciou em 2015, pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), que continua como parceiro da iniciativa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação